22 anos atrás, no dia 21 de Fevereiro de 2001, Johnny Cash saiu do hospital onde se recuperava de pneumonia e, no mesmo dia, ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Country Masculina por “Solitary Man”.
O troféu pela faixa que aparece no disco American III: Solitary Man (2000) marcou a 10º estatueta do saudoso ícone do Country que nos deixou apenas dois anos depois, quando faleceu aos 71 anos em 12 de Setembro de 2003.
Na época, a saúde de Cash estava em constante declínio, já que uma série de diagnósticos relacionados à sua diabetes, incluindo neuropatia autonômica, o forçavam a reduzir as turnês.
No entanto, as dificuldades físicas não o mantiveram fora do estúdio de gravação e American III: Solitary Man se tornou seu maior sucesso nos Estados Unidos desde 1976, quando One Piece At A Time chegou às primeiras posições das paradas de sucesso.
A faixa-título é uma cover do single de estreia de Neil Diamond lançado dez anos antes. Você pode conferir tanto “Solitary Man” quanto “One Piece At A Time” ao final da matéria.
Johnny Cash teve John Frusciante e outros em disco de despedida
Como a gente relembrou aqui, no dia 5 de Novembro de 2002, Cash lançou American IV: The Man Comes Around, trabalho que se tornou o álbum de número 67 (!) na discografia do cantor e o último antes dele partir.
Entre as participações especiais que apareceram no disco estão nomes consagrados como John Frusciante, guitarrista do Red Hot Chili Peppers, Nick Cave e Fiona Apple.
LEIA TAMBÉM: O dia em que Johnny Cash pediu um autógrafo para Bruce Dickinson