Em 1997, a escola de música IG&T organizou um workshop que se tornaria lendário. Isso porque foram chamados para participar simplesmente dois ícones do Rock nacional: Herbert Vianna, d’Os Paralamas do Sucesso, e Frejat, do Barão Vermelho.
Recentemente, filmagens desse dia que contou com grande presença do público apareceram no YouTube e trazem um registro bem interessante de Herbert falando sobre a sua paixão por uma banda inusitada. Na época, o músico estava fixado em uma canção dos Raimundos, que haviam surgido há pouco.
Trata-se de “Eu Quero Ver o Oco”, cujo riff havia sido eleito por Vianna como “o melhor” do Rock brasileiro. Perguntado sobre isso no workshop, ele explicou por que acreditava que a linha de guitarra funcionava tão bem:
Essas bandas mais pesadas têm procurado afinações alternativas nas quais você possa alcançar [essas] regiões. ‘O Oco’ é um bom exemplo disso. […] Essa harmonia, dentro da simplicidade dela, eu acho um dos melhores achados de Rock and Roll. Inclusive, a gente tem tocado […] e, quando toca ‘o Oco’, parece que o mundo vai acabar! É impressionante, é muito boa a canção. Eu gosto muito dos Raimundos.
Em meio à explicação, Herbert ainda tocou o riff algumas vezes e você pode conferir tudo isso no vídeo abaixo. Ao final dele, inclusive, assista a uma versão de “Eu Quero Ver o Oco” tocada pelos Paralamas!
Herbert Vianna tocando Raimundos
https://www.youtube.com/watch?v=ubbk4TjH36M