Menos de um ano depois de anunciar testes com recursos para compra e venda de NFTs, o Facebook e o Instagram irão “descontinuar” as ferramentas para coleções digitais, conhecidas como tokens não-fungíveis.
Nesta segunda-feira (13), o chefe de Comércio da Meta, Stephane Kasriel, foi ao Twitter para explicar que a empresa de Mark Zuckerberg irá focar em outras formas de apoiar criadores e negócios.
Segundo ele, a principal delas é a ampliação do Meta Pay, plataforma de pagamentos da gigante de tecnologia, incluindo transferências por mensagens e monetização de Reels no Instagram (veja o tweet mais abaixo):
Estamos descontinuando funções de colecionáveis digitais (NFTs) para focarmos em outras formas de apoiar criadores, pessoas e negócios. Esperamos ajudar os tantos criadores de NFT que continuam usando o Instagram e o Facebook a ampliarem seu trabalho. A nossa prioridade é concentrar em áreas que impactam a escala, como mensagens e monetização para Reels. Estamos melhorando o pagamento pelo Meta Pay, tornando o check-out mais rápido e investindo em transferências por mensagens.
O Facebook e o Instagram haviam criado recursos para compra e venda de NFTs em março do ano passado, e elas entraram em operação em maio. As ferramentas permitiam que artistas anunciassem e vendessem edições limitadas de colecionáveis digitais.
O “ano da eficiência” da Meta
Em comunicados internos e palestras pelo mundo, Mark Zuckerberg tem dito que 2023 é o “ano da eficiência” da Meta. E a gente sabe bem o que isso significa, né?
Nesta terça, o CEO anunciou que a empresa irá demitir cerca de 10 mil funcionários ao longo do ano, e remover anúncios de 5 mil vagas que estavam abertas. Em novembro de 2022, a Meta já tinha dispensado 11 mil trabalhadores.
LEIA TAMBÉM: Spotify lança função que permite venda de NFT dentro do perfil de artistas
Some product news: across the company, we're looking closely at what we prioritize to increase our focus. We’re winding down digital collectibles (NFTs) for now to focus on other ways to support creators, people, and businesses. 🧵[1/5]
— Stephane Kasriel (@skasriel) March 13, 2023