Nesta terça-feira (21), MC Kekel e MC Davi lançaram a música e o clipe “Pretos na Mira”, um manifesto artístico de combate ao racismo.
O projeto, baseado na ideia original de Ary Nogueira e Rafael Pascarella, foi liberado no Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado todo 21 de Março, e carrega o propósito de denunciar e inspirar mudanças na sociedade visando o combate de práticas racistas.
O vídeo da faixa destaca a dupla missão do manifesto, colocando, em um primeiro momento, pretos como suspeitos em todas as situações; já no segundo plano, quando a canção fala que a vigilância muda com o dinheiro, os cantores entram em cena, ostentando e sendo admirados pelas câmeras de segurança.
Para impulsionar o lançamento do clipe, haverá uma série de ativações nas redes sociais tanto de Kekel quanto de Davi, além da divulgação da hashtag #PretosNaMira para dar visibilidade aos relatos e prevenir novos casos de racismo.
Confira o clipe de “Pretos na Mira” ao final da matéria!
MC Kekel e MC Davi lançam “Pretos na Mira”
A palavra “mira” no título da música simboliza mais do que a opressão vivida pela população preta; é também uma exaltação à história, ao talento e ao livre arbítrio de suas existências.
Segundo dados do 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em Junho de 2022, entre as mortes violentas intencionais – estatística que reúne homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes por intervenção polícia – 78% foram de pessoas negras, contra 21,7% de brancos.
Que a mudança aconteça o mais rápido possível.
LEIA TAMBÉM: Atração do Lollapalooza, Black Pantera libera o clipe de “Não Fode o Meu Rolê” — confira