Ex-colega de Pink Floyd defende Roger Waters após show cancelado na Alemanha

Uma petição para reverter decisão que proibiu Roger Waters de fazer show em Frankfurt, na Alemanha, foi assinada até por ex-integrante do Pink Floyd.

Roger Waters adia pela segunda vez sua turnê "This Is Not A Drill"
Reprodução / YouTube

Uma petição para reverter a decisão que proibiu Roger Waters de se apresentar em Frankfurt, na Alemanha, foi assinada por Eric Clapton, Tom Morello, do Rage Against The Machine, e até Nick Mason, do Pink Floyd.

Waters faria show na cidade em 28 de Maio como parte de sua turnê This Is Not A Drill, mas a apresentação do baixista foi cancelada pelos funcionários do Conselho Municipal de Frankfurt após acusações de antissemitismo.

Além dos nomes já citados, de acordo com a NME, Brian Eno, Peter Gabriel e o fundador da Soft Machine, Robert Wyatt, também assinaram o documento em solidariedade a Roger, assim como as atrizes Susan Sarandon e Julie Christie, além do diretor de cinema Ken Loach.

Atualmente, a petição conta com mais de 10 mil assinaturas e sua descrição diz:

A crítica de Waters ao tratamento de Israel aos palestinos faz parte de sua defesa de longo prazo em nome dos direitos humanos em todo o mundo. Os funcionários que difamam Waters estão engajados em uma campanha perigosa que propositalmente combina críticas às políticas ilegais e injustas de Israel com antissemitismo. Funcionários na Alemanha, organizadores de shows e plataformas de música não devem sucumbir à pressão daqueles indivíduos e grupos que preferem ver a música de Waters removida do que se envolver com os problemas que sua música destaca.

O teor da proposta está relacionado às críticas que Waters fez a Israel, como te contamos aqui.

Segunda petição pede cancelamento de outro show de Roger Waters

A decisão de cancelar a apresentação de Roger em Frankfurt aconteceu no mês passado, quando o conselho da cidade citou o “comportamento persistente anti-Israel” como justificativa para a proibição.

Agora, uma petição semelhante também surgiu contra o show do ex-Pink Floyd em Munique, marcado para 21 de Maio.

Atualmente, a decisão por cancelar o show em Frankfurt permanece em vigor e, na semana passada, a administração confirmou que Waters estava disposto a entrar com uma ação legal contra a decisão, classificando a proibição como “inconstitucional”, “sem justificativa” e uma tentativa de “silenciá-lo”.

Todas as outras datas da turnê de Roger seguem programadas para acontecer.

LEIA TAMBÉM: Roger Waters aparece introspectivo ao divulgar primeiro trecho da regravação de “Dark Side of the Moon”