O Spotify adicionou uma nova métrica ao seu painel do Spotify for Artists chamada “Active Audience”.
A metodologia mostra análises de pessoas que transmitiram ativamente a música de um artista nos últimos 28 dias, ou seja, a ferramenta destaca usuários que “intencionalmente” executam a faixa disponível na plataforma.
Como aponta a Digital Music News, essas pessoas reproduzem canções a partir do perfil do artista, álbum ou páginas de lançamento, ou até mesmo de sua própria biblioteca ou playlists – ao invés de encontrá-las por meio dos algoritmos do Spotify.
Além de quantificar esta audiência ativa, o Spotify for Artists categoriza os ouvintes em níveis conhecidos como super, moderados e leves. Os super ouvintes, por exemplo, são os mais dedicados nos últimos 28 dias.
Já ouvintes moderados são aqueles que tocaram a música de um artista “muitas vezes”; enquanto os ouvintes leves executaram a canção bem menos, uma ou duas vezes no mesmo período.
A conta do Spotify for Artists no Twitter disse nesta segunda-feira (27):
Estamos tornando ainda mais fácil para você conhecer seus fãs e como eles ouvem. Conheça seus ouvintes leves, moderados e super ouvintes no ‘público ativo’ – a parte da sua base de fãs do Spotify que está buscando intencionalmente sua música. Com informações sobre os hábitos de streaming de seu público mais ativo, queremos ajudar os artistas a transformarem ouvintes em fãs que se envolvem diretamente com sua música.
We’re making it even easier for you to get to know your fans and how they listen. Get to know your light, moderate, and super listeners in active audience — the part of your Spotify fanbase that's intentionally seeking out your music 📣 https://t.co/qYsW0hBO1z https://t.co/HTOCFJD8qa pic.twitter.com/1CtufkfIiw
— Spotify for Artists (@spotifyartists) March 27, 2023
Novo recurso do Spotify ajuda artistas a identificarem fãs
Atualmente, os dados disponíveis são meramente informativos, pois o Spotify ainda não oferece uma maneira dos artistas se comunicarem diretamente com públicos segmentados.
Apesar disso, as porcentagens representam um passo essencial para efeito comparativo entre as reações dos fãs à novas músicas e a eficácia dos esforços de marketing.
Em 2020, a Amazon Music lançou uma funcionalidade de análise semelhante com um painel que quantificava “fãs” e “superfãs”, baseado em seu envolvimento com a música de um artista.
A iniciativa do Spotify também significa mais transparência na busca dos artistas em relação a seus ouvintes na plataforma.
Curtiu a ideia?
LEIA TAMBÉM: JVG: conheça o duo de Hip-Hop que é ouvido por 4 em cada 5 moradores da capital da Finlândia no Spotify