Durante participação no programa de Howard Stern na rádio SiriusXM nesta quarta-feira (12), o Metallica conversou sobre seus processos de composição individual e também em equipe.
Nesse sentido, a banda foi instigada pelo apresentador a falar sobre as etapas de criação e James Hetfield afirmou: “Definitivamente tudo começa com o riff. Para mim, como vocalista, tento inserir coisas onde a guitarra não está”.
Para deixar claro o que queria dizer, o líder do grupo começou a tocar “Enter Sandman”, primeiro single de platina do Metallica e faixa de abertura de seu álbum autointitulado lançado em 1991.
Na sequência, Hetfield falou: “Você simplifica o riff, então o vocal tem seu lugar para fazer várias coisas”.
Metallica e as origens de “Enter Sandman”
Mas, como esse riff icônico se originou? O guitarrista Kirk Hammett disse a Howard que a inspiração lhe veio à cabeça em uma noite às 3 da manhã. Enquanto tocava a versão original do hit, Hammett disse que a composição não atingiria sua forma final até que ele o levasse ao baterista Lars Ulrich.
Este último sugeriu que Kirk ajustasse o riff um pouco, repetindo a primeira parte três vezes e adicionando uma “cauda”. “Três repetições e depois uma cauda – então, você tem um riff viável,” disse ele.
James completou:
Lars não sabe tocar guitarra, e ele arranja as coisas. Ele dirá: ‘Ei, você não pode fazer algo em outro tom?’ … E aí é como, ‘Eu não faria isso’, e será um desafio… Então, há muita pressão um do outro.
Lars, em seguida, finalizou:
Felizmente, com esse bando de caras aqui, quando entramos em uma situação de composição, deixamos nossos egos de fora. Existe essa liberdade porque há confiança, e quando existe confiança existe amor.
Aí todos nós sabemos que podemos dar sugestões nas composições dos outros e que isso não irá afetar o relacionamento da banda. E isso é ótimo.
Que demais! É assim que tem que ser, né?
Vale lembrar que o Metallica lançará o novo disco 72 Seasons nesta sexta-feira (14). Confira o vídeo na íntegra logo abaixo.
LEIA TAMBÉM: Metallica faz performance poderosa de música do seu novo disco na TV; veja