Música

Segredos do cinema: o que é a técnica fast motion e para que ela serve?

O fast motion é basicamente o oposto do slow motion e seus efeitos podem ser vários, como intensificação de algumas ações ou passagem de tempo. Entenda!

cena em fast motion de cidade de deus
Foto: Reprodução

Já falamos por aqui sobre o que é o slow motion e quando essa técnica pode ser bem utilizada no cinema. Mas você sabia que também existe o fast motion? Com certeza você já viu por aí, só não deve ter se atentado.

Essa é uma técnica que consiste em aumentar a velocidade de uma cena ou sequência de imagens para criar um efeito de movimento mais rápido do que o normal. Ela é especialmente útil para mostrar a passagem do tempo de uma maneira acelerada, ou para enfatizar a velocidade ou agilidade de um personagem ou objeto em movimento.

Como a técnica fast motion é aplicada?

O fast motion é utilizado em filmes e séries de TV de várias maneiras diferentes, dependendo da cena e do efeito desejado pelo diretor. Algumas das técnicas mais comuns incluem:

  • Aceleração da velocidade de reprodução

Essa é a maneira mais simples de aplicar a técnica de fast motion, que consiste em acelerar a velocidade de reprodução do vídeo para tornar a ação mais rápida. Isso é feito durante a edição e pode ser ajustado para diferentes níveis de velocidade, dependendo do efeito desejado.

  • Gravação em câmera lenta

Às vezes, a técnica de fast motion é usada em conjunto com a câmera lenta, gravando a cena em em uma velocidade abaixo do normal e, em seguida, acelerando a reprodução durante a edição.

  • Uso de efeitos especiais

Algumas produções usam efeitos especiais para criar a ilusão de movimento rápido. Por exemplo, um objeto pode ser filmado em uma velocidade normal e, em seguida, adicionado um efeito de desfoque para criar a impressão de que ele está se movendo mais rápido do que realmente está.

Quando usar o fast motion?

O fast motion é útil para uma variedade de propósitos, mas seus principais usos são:

  • Enfatizar a velocidade ou ação

O fast motion é frequentemente usado para criar um efeito de velocidade ou agilidade, aumentando o nível de excitação para o público. Diferente do slow, o fast motion tem maior impacto quando é feito em enquadramentos mais abertos.

  • Passagem de tempo

Ao acelerar a velocidade de uma cena, o fast motion pode ajudar a criar a sensação de que o tempo está passando rapidamente. Isso é útil em cenas em que é necessário mostrar uma longa passagem de tempo em um curto período, geralmente utilizando também quadros bem abertos.

  • Pitadas de humor

A técnica de fast motion também pode ser usada para criar um efeito cômico em uma cena. Por exemplo, se um personagem está se movendo muito rapidamente, isso pode ser usado para criar uma sensação de comédia exagerada ou absurda. É importante lembrar que essa ferramenta não serve apenas para filmes de ação, então dá para retirar efeitos variados das suas aplicações.

Fast motion ou time lapse?

Não confunda, hein! A técnica de fast motion acelera a velocidade de reprodução de uma cena ou sequência de imagens, enquanto o time lapse usa uma série de imagens fixas tiradas em intervalos de tempo regulares para criar um efeito de passagem do tempo.

Confira alguns exemplos da aplicação do fast motion e fique atento aos próximos filmes e séries que assistir. Vai que o diretor utiliza essa técnica e você pode dar uma carteirada de “olha ali, já vi isso antes”!