Será que o fim da estrada realmente chegou para o KISS? Se sim, então que baita despedida os fãs brasileiros tiveram no último sábado (22), em São Paulo!
A banda maquiada encabeçou a edição de 2023 do Monsters of Rock, no Allianz Parque, que trouxe um de seus line-ups mais pesados até agora. Além do KISS, também tocaram por lá Scorpions, Deep Purple, Helloween, Symphony X, Candlemass e Doro. Os ingressos para o evento estavam esgotados.
Os shows que abriram o dia foram de Doro, Candlemass e Symphony X, que também levaram uma boa quantidade de fãs ao estádio. Dos três, a apresentação mais comentada e elogiada foi a do Candlemass, banda sueca de doom metal que não vinha ao país desde 2016. Mas o público foi esquentar de vez mesmo com o Helloween, que driblou alguns problemas técnicos logo no início do show: a cortina que cobriu o palco não caiu, e a produção precisou abaixá-la lentamente enquanto o grupo já tocava, interagindo com os fãs nos cantos e levando tudo na esportiva.
Continua após a foto
Depois de uma apresentação bem divertida, chegou a hora do icônico Deep Purple tomar o palco. Apesar da recepção um pouco morna pela maioria dos fãs do KISS, o grupo liderado por Ian Gillan entregou tudo de si. O frontman de 77 anos mostrou que ainda está afinado e com gás, bem como os igualmente lendários Ian Paice (bateria) e Roger Glover (baixo). Don Airey (teclado) e Ian McBride (guitarra), que completam a atual formação, também não ficaram pra trás. Don chegou a tocar clássicos da música brasileira como “Brasileirinho”, “Tico-Tico no Fubá” e “Aquarela do Brasil” durante um solo sensacional. O ponto alto do show, é claro, foi o hit “Smoke on the Water”.
Scorpions pede paz
Antecedendo o headliner da noite, o Scorpions começou sua apresentação sob uma recepção muito mais calorosa. O grupo comandado por Klaus Meine (vocal) e Rudolf Schenker (guitarra) jogou a simpatia pra jogo, sustentando o show não só nos hits, mas também na contínua interação com o público da grade.
Continua após a foto
Depois de várias faixas mais pesadas e dançantes, o destaque da apresentação foi o momento das baladas, com “Send Me an Angel” e “Wind of Change” — essa última com a letra alterada para deixar de homenagear a Rússia (“I follow the Moskva down to Gorky Park”) e passar a celebrar a Ucrânia (“Now listen to my heart, it says Ukrainia”). Ao fim da performance, o grupo ainda incentiva o coro da plateia enquanto um símbolo da paz com as cores do país toma conta do telão.
As mais famosas, “Still Loving You” e “Rock You Like a Hurricane”, ficaram pro final e aqueceram com sucesso a plateia para o show dos maquiados.
O adeus do KISS
Em sua suposta última despedida dos palcos, a banda, que apresentou o mesmo espetáculo por aqui há exato um ano, não veio com surpresas. Não que precisasse: a farofa boa e bem coreografada que o KISS faz há décadas é justamente o que o fã queria ver.
Com pirotecnia e muita língua de fora, o grupo abriu os trabalhos com “Detroit Rock City” e “Shout It Out Loud”, bebendo da energia desenfreada dos fãs mais apaixonados na grade. Enquanto Gene Simmons fazia caras e bocas, Paul Stanley colocou o rebolado pra jogo e arrancou vários gritos. Este mesmo Paul, mais pra frente no show, atravessaria o estádio em uma tirolesa para cantar de cima de uma plataforma e ficar mais perto do público das arquibancadas.
No setlist, os clássicos de sempre: “Deuce”, “Lick It Up”, “God of Thunder”, “I Was Made for Lovin’ U”, “Rock and Roll All Nite”, entre outros grandes hits cantados a plenos pulmões por um Allianz Parque lotado de maquiados.
Se essa é mesmo a despedida definitiva do KISS, não sabemos. Mas que baita show! Confira fotos e setlists abaixo.
LEIA TAMBÉM: 5 motivos para você não perder o festival Summer Breeze Brasil de jeito nenhum
Fotos e setlists – Monsters of Rock em São Paulo
Setlist KISS
- Detroit Rock City
- Shout It Out Loud
- Deuce
- War Machine
- Heaven’s on Fire
- I Love It Loud
- Say Yeah
- Cold Gin
- Guitar Solo (Tommy Thayer)
- Lick It Up
- Makin’ Love
- Calling Dr. Love
- Psycho Circus
- Drum Solo (Eric Singer)
- 100,000 Years
- Bass Solo (Gene Simmons)
- God of Thunder
- Love Gun (Paul vai de tirolesa ao palco B)
- I Was Made for Lovin’ You
- Black Diamond
- Beth (Eric no Piano)
- Do You Love Me
- Rock and Roll All Nite
Setlist Scorpions
- Gas in the Tank
- Make It Real
- The Zoo
- Coast to Coast
- Seventh Sun
- Peacemaker
- Bad Boys Running Wild
- Delicate Dance
- Send Me an Angel
- Wind of Change (dedicado a Ucrânia)
- Tease Me Please Me
- Rock Believer
- New Vision
- Blackout
- Big City Nights
- Still Loving You
- Rock You Like a Hurricane
Setlist Deep Purple
- Highway Star
- Pictures of Home
- No Need to Shout
- Guitar Solo
- Uncommon Man
- Lazy
- When a Blind Man Cries
- Anya
- Keyboard Solo (com trechos de músicas brasileiras)
- Perfect Strangers
- Space Truckin’
- Smoke on the Water
- Hush (Joe South cover)
- Bass Solo
- Black Night