Lançamentos

KISS se despede (?) do Brasil em boa companhia no Monsters of Rock; fotos e setlists

Festival em São Paulo encabeçado pelo KISS ainda contou com bandas icônicas como Deep Purple, Scorpions, Helloween, Candlemass e mais. Confira!

KISS no Monsters of Rock-13
Gene Simmons com o KISS no Monsters of Rock. Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Será que o fim da estrada realmente chegou para o KISS? Se sim, então que baita despedida os fãs brasileiros tiveram no último sábado (22), em São Paulo!

A banda maquiada encabeçou a edição de 2023 do Monsters of Rock, no Allianz Parque, que trouxe um de seus line-ups mais pesados até agora. Além do KISS, também tocaram por lá Scorpions, Deep Purple, Helloween, Symphony X, Candlemass e Doro. Os ingressos para o evento estavam esgotados.

Publicidade
Publicidade

Os shows que abriram o dia foram de Doro, Candlemass e Symphony X, que também levaram uma boa quantidade de fãs ao estádio. Dos três, a apresentação mais comentada e elogiada foi a do Candlemass, banda sueca de doom metal que não vinha ao país desde 2016. Mas o público foi esquentar de vez mesmo com o Helloween, que driblou alguns problemas técnicos logo no início do show: a cortina que cobriu o palco não caiu, e a produção precisou abaixá-la lentamente enquanto o grupo já tocava, interagindo com os fãs nos cantos e levando tudo na esportiva.

Continua após a foto

Deep Purple no Monsters of Rock. Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Depois de uma apresentação bem divertida, chegou a hora do icônico Deep Purple tomar o palco. Apesar da recepção um pouco morna pela maioria dos fãs do KISS, o grupo liderado por Ian Gillan entregou tudo de si. O frontman de 77 anos mostrou que ainda está afinado e com gás, bem como os igualmente lendários Ian Paice (bateria) e Roger Glover (baixo). Don Airey (teclado) e Ian McBride (guitarra), que completam a atual formação, também não ficaram pra trás. Don chegou a tocar clássicos da música brasileira como “Brasileirinho”, “Tico-Tico no Fubá” e “Aquarela do Brasil” durante um solo sensacional. O ponto alto do show, é claro, foi o hit “Smoke on the Water”.

Scorpions pede paz

Antecedendo o headliner da noite, o Scorpions começou sua apresentação sob uma recepção muito mais calorosa. O grupo comandado por Klaus Meine (vocal) e Rudolf Schenker (guitarra) jogou a simpatia pra jogo, sustentando o show não só nos hits, mas também na contínua interação com o público da grade.

Continua após a foto

Scorpions no Monsters of Rock. Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Depois de várias faixas mais pesadas e dançantes, o destaque da apresentação foi o momento das baladas, com “Send Me an Angel” e “Wind of Change” — essa última com a letra alterada para deixar de homenagear a Rússia (“I follow the Moskva down to Gorky Park”) e passar a celebrar a Ucrânia (“Now listen to my heart, it says Ukrainia”). Ao fim da performance, o grupo ainda incentiva o coro da plateia enquanto um símbolo da paz com as cores do país toma conta do telão.

As mais famosas, “Still Loving You” e “Rock You Like a Hurricane”, ficaram pro final e aqueceram com sucesso a plateia para o show dos maquiados.

O adeus do KISS

Em sua suposta última despedida dos palcos, a banda, que apresentou o mesmo espetáculo por aqui há exato um ano, não veio com surpresas. Não que precisasse: a farofa boa e bem coreografada que o KISS faz há décadas é justamente o que o fã queria ver.

Com pirotecnia e muita língua de fora, o grupo abriu os trabalhos com “Detroit Rock City” e “Shout It Out Loud”, bebendo da energia desenfreada dos fãs mais apaixonados na grade. Enquanto Gene Simmons fazia caras e bocas, Paul Stanley colocou o rebolado pra jogo e arrancou vários gritos. Este mesmo Paul, mais pra frente no show, atravessaria o estádio em uma tirolesa para cantar de cima de uma plataforma e ficar mais perto do público das arquibancadas.

No setlist, os clássicos de sempre: “Deuce”, “Lick It Up”, “God of Thunder”, “I Was Made for Lovin’ U”, “Rock and Roll All Nite”, entre outros grandes hits cantados a plenos pulmões por um Allianz Parque lotado de maquiados.

Se essa é mesmo a despedida definitiva do KISS, não sabemos. Mas que baita show! Confira fotos e setlists abaixo.

LEIA TAMBÉM: 5 motivos para você não perder o festival Summer Breeze Brasil de jeito nenhum

Fotos e setlists – Monsters of Rock em São Paulo

Setlist KISS

  1. Detroit Rock City
  2. Shout It Out Loud
  3. Deuce
  4. War Machine
  5. Heaven’s on Fire
  6. I Love It Loud
  7. Say Yeah
  8. Cold Gin
  9. Guitar Solo (Tommy Thayer)
  10. Lick It Up
  11. Makin’ Love
  12. Calling Dr. Love
  13. Psycho Circus
  14. Drum Solo (Eric Singer)
  15. 100,000 Years
  16. Bass Solo (Gene Simmons)
  17. God of Thunder
  18. Love Gun (Paul vai de tirolesa ao palco B)
  19. I Was Made for Lovin’ You
  20. Black Diamond
  21. Beth (Eric no Piano)
  22. Do You Love Me
  23. Rock and Roll All Nite

Setlist Scorpions

  1. Gas in the Tank
  2. Make It Real
  3. The Zoo
  4. Coast to Coast
  5. Seventh Sun
  6. Peacemaker
  7. Bad Boys Running Wild
  8. Delicate Dance
  9. Send Me an Angel
  10. Wind of Change (dedicado a Ucrânia)
  11. Tease Me Please Me
  12. Rock Believer
  13. New Vision
  14. Blackout
  15. Big City Nights
  16. Still Loving You
  17. Rock You Like a Hurricane

Setlist Deep Purple

  1. Highway Star
  2. Pictures of Home
  3. No Need to Shout
  4. Guitar Solo
  5. Uncommon Man
  6. Lazy
  7. When a Blind Man Cries
  8. Anya
  9. Keyboard Solo (com trechos de músicas brasileiras)
  10. Perfect Strangers
  11. Space Truckin’
  12. Smoke on the Water
  13. Hush (Joe South cover)
  14. Bass Solo
  15. Black Night
Sair da versão mobile