Courtney Love, Joe Strummer, Elvis Costello, Circle Jerks, Grace Jones e The Pogues. Não estamos falando do line-up de um festival, e sim do elenco do filme Straight to Hell (A Caminho do Inferno, no Brasil), de 1987.
Trata-se de um faroeste cômico, paródia de filmes de Velho Oeste que se faziam na Europa nos anos 80, dirigido por Alex Cox. Ele é famoso por outros filmes que têm a música como pano de fundo, como Repo Man: A Onda Punk (1984) e Sid & Nancy, o Amor Mata (1986).
No filme que retrata a vida do baixista do Sex Pistols, aliás, Alex Cox já havia trabalhado com Courtney Love (Hole), que faz uma participação especial.
Mas em Straight to Hell, Love é uma das protagonistas ao lado dos atores Dick Rude e Sy Richardson e do músico Joe Strummer, lendário vocalista do The Clash. Por sinal, o filme tem o mesmo nome de uma música da banda Punk.
Os cantores Elvis Costello e Grace Jones, representantes da New Wave, fazem uma pontinha no filme, assim como a banda Punk Circle Jerks e o grupo de Folk The Pogues. Costello e Joe Strummer, inclusive, gravaram músicas inéditas para a trilha sonora.
Na trama, uma gangue de criminosos se perde no deserto e encontra refúgio em uma típica cidade fantasma de faroeste, só que o local está repleto de perigosos assassinos viciados em café.
Straight to Hell não foi planejado
Straight to Hell não foi um sucesso comercial e também recebeu poucas críticas positivas, mas anos depois ganhou o status de filme “cult”.
Uma curiosidade é que o filme sequer havia sido planejado. Originalmente, Alex Cox planejava levar Costello, Strummer e os Pogues em uma turnê pela Nicarágua, em apoio aos rebeldes sandinistas na guerra local.
Só que os shows foram proibidos pelo governo autoritário do país, então o diretor aproveitou a agenda dos músicos para gravar um longa-metragem. O roteiro foi escrito em três dias, e todas as cenas foram filmadas em menos de 96 horas.
Que loucura! Confira logo abaixo o trailer de Straight to Hell (1987).
LEIA TAMBÉM: Voz do além: Kurt Cobain canta o maior hit de Courtney Love em versão criada por IA