A gente morre de saudade dos tempos de MTV Brasil e parece que Nasi, vocalista do Ira!, também guarda ótimas recordações da emissora que, no Brasil, ficou baseada em São Paulo e foi responsável por moldar o gosto musical de muita gente.
Em entrevista para o site Igor Miranda, o cantor, que lançou dois projetos em parceria com o canal — o MTV Ao Vivo (2000) e o Acústico MTV (2004) — destacou que, na sua visão, o Rock nacional não teria sobrevivido nos anos 1990 se não fosse pela empresa, que muito valorizou o gênero até sua mudança de direção nos últimos anos.
No papo, Nasi disse (via Igor Miranda):
O mangue beat, todo o seu talento e a sua genialidade, não teria acontecido se não fosse a MTV Brasil. Não seria uma música que dominaria as rádios de pop/rock ou de qualquer outro gênero. O que tocava em rádio nos anos 1990? Sertanejo, lambada, pagode. Se não tivesse a MTV, o rock brasileiro tinha morrido nos anos 1990. A MTV deu esse gás não só para a geração de 1980, mas para a geração de 1990, também.
Concorda?
Nasi (Ira!) falou sobre projetos em parceria com a MTV
Além de divulgar as novidades no Rock, a MTV, como mencionamos, gravava diversos projetos com as bandas da época que eram lançados em formatos como CD e DVD.
Nasi, nesse sentido, fez uma comparação com ritmos mais populares que historicamente representam a base da música brasileira:
No Brasil se transformou num fenômeno porque o violão é o rei da música brasileira. Chorinho, samba, MPB, bossa nova. Então, o brasileiro, quando vê aqueles Rocks, como os do Ira!, sendo tocados em violão, fez com que [o ‘Acústico MTV’] virasse mainstream.
Como lembrou o portal, o álbum unplugged do Ira!, que contou com participações especiais de Samuel Rosa (Skank), Pitty e Os Paralamas do Sucesso, se tornou o maior sucesso da carreira do grupo, vendendo 300 mil cópias na época de seu lançamento. Relembre a versão de “O Girassol” a seguir!
LEIA TAMBÉM: Melhor de todos? Acústico MTV de Rita Lee teve Titãs, cover de Raul Seixas e beijo em Milton Nascimento