O craque Vini Jr. tem sido um dos assuntos mais comentados da internet nos últimos dias. Infelizmente, isso está acontecendo porque, mais uma vez, o brasileiro do Real Madrid foi vítima de racismo durante um jogo da La Liga, principal divisão do futebol espanhol.
Cansado de ter que lidar com o mesmo problema de maneira recorrente, Vini teve uma reação mais acalorada desta vez e iniciou uma onda de protestos nas redes sociais depois que acabou expulso da partida contra o Valencia mesmo tendo levado um mata-leão no lance em questão.
Indignadas com a situação, diversas figuras públicas do Brasil e do mundo têm prestado apoio a Vini Jr., incluindo colegas de profissão como Neymar Jr. e Kylian Mbappé. Na música não tem sido diferente, e o sempre certeiro Mano Brown fez um post muito importante para esta luta nesta segunda-feira (22).
Mano Brown pede união de “pretos de todos os tons e idiomas” por Vini Jr.
Tentando deixar evidente que o problema vai muito além do que é sofrido por Vini Jr., o integrante dos Racionais MC’s usou sua conta no Instagram para pedir a união de “pretos de todos os tons e idiomas” em apoio ao atleta brasileiro.
No texto da postagem, Brown ainda marcou alguns representantes da cultura preta nacional. Além de seus colegas de Racionais (Ice Blue, KL Jay e Edi Rock), ele direcionou o recado a rappers como Djonga, Emicida, Rincon Sapiência, Dexter, MD Chefe, Coruja BC1 e L7NNON, e também a duas pessoas da equipe de seu podcast Mano a Mano, a produtora executiva Renata Hilário e a consultora jornalística Semayat Oliveira.
A publicação caminha para alcançar 1 milhão de curtidas e já recebeu comentários de vários dos marcados:
- “A ideia é uma só!” (Djonga)
- “Pouco papo, a verdade é essa” (MD Chefe)
- “DESSE JEITO!!!” (Dexter)
- “Nós por nós sempre! Lado a lado com Vini Jr., aliado!” (Coruja BC1)
As interações, naturalmente, não se limitaram apenas aos destacados por Brown e outros nomes da música como Xênia França, Chaene da Gama (Black Pantera), Orochi e Kamau, além de personalidades ligadas ao futebol como o jogador Taison e o jornalista Ademir Quintino, se pronunciaram em apoio à iniciativa do rapper.
Você pode conferir o post abaixo e fica aqui o nosso desejo para que a impunidade deixe de reinar no futebol espanhol.
Mano Brown faz post em apoio a Vini Jr.
"PRETOS de todos os tons e idiomas, uni-vos por Vinicius Jr. ✊🏾"
Em sua conta do IG, o lendário Mano Brown se manifestou após os criminosos episódios de racismo sofridos pelo jogador brasileiro na Espanha.
Artistas como Djonga, MC Bin Laden, Xênia França e Chaene da Gama (Black… pic.twitter.com/gCn2HYm8m2
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) May 22, 2023