Eric Cantona, jogador que deu voadora em torcedor fascista, anuncia carreira musical

O lendário ex-jogador Eric Cantona, eternizado por ter dado uma voadora em um torcedor fascista na Inglaterra, anunciou que lançará carreira musical.

Eric Cantona e sua lendária voadora em um torcedor fascista
Reprodução/YouTube

Eric Cantona é uma verdadeira lenda do futebol. Não só por sua carreira dentro dos gramados, onde fez história com o Manchester United, mas também pelo dia em que deu uma baita voadora em um torcedor fascista durante partida da Premier League.

Agora, o ex-jogador francês anunciou no Instagram que irá dar início a uma carreira na música, começando pelo lançamento de um single composto totalmente por ele próprio. A faixa será lançada na próxima sexta-feira, 2 de Junho, e o teaser divulgado nas redes sociais mostra um trecho cantado por ele:

  • “Watch yourself in the mirror – someone you hate, someone you love” (“Se veja no espelho – alguém que você odeia, alguém que você ama”)

Além disso, através de seu site oficial, Cantona já oferece aos fãs acesso a um fã clube exclusivo que dará acesso a oportunidades de meet and greet nos três shows que ele anunciou como parte desse primeiro passo de carreira. Ele explica, ainda, como será a dinâmica das performances:

No ano que vem, vou tocar com uma banda, mas por agora, estou começando com um modesto piano para tocar ao meu lado em casas de show intimistas. Eu vou começar em Manchester porque é uma cidade que ficou muito comigo por causa do futebol, é claro, mas também pela sua atmosfera em geral.

A primeira apresentação será justamente em Manchester (26/10) e, depois, Eric passará por Londres (28/10) e Dublin (31/10). Você pode ver o teaser em questão ao final da matéria!

A voadora de Eric Cantona em um torcedor fascista

O marcante episódio da carreira futebolística de Cantona, que já chegou a ser eleito o melhor jogador da história do Manchester United, aconteceu em 25 de Janeiro de 1995. Na ocasião, seu time empatou por 1 a 1 com o Crystal Palace e ele havia sido expulso, o que fez com que diversos torcedores do time adversário partissem para a provocação.

Um deles, no entanto, começou a proferir ofensas xenófobas pelo fato de Cantona ser um estrangeiro. Em sua versão nos tribunais, Eric disse que o rapaz, chamado Matthew Simmons, lhe disse para “voltar para o caralho da França” e o chamou de “bastardo francês”, “animal francês” e ainda ofendeu a mãe do jogador, chamando-a de “puta francesa”.

Isto irritou o atleta, que partiu para cima do torcedor e lhe acertou com uma voadora. Ele chegou a ser banido da liga inglesa por nove meses, além de ter pago uma multa, mas o tribunal inglês considerou Matthew culpado e ele chegou a ser preso por uma semana, além de ter sido proibido de ir ao estádio por um ano.

Anos depois, já sabendo que Simmons era filiado a um grupo fascista (National Front) e ao partido nacionalista britânico, o francês deixou claro que seu único arrependimento na situação era de não ter dado mais chutes e declarou (via FourFourTwo):

Eu dei uma voadora em um hooligan porque esse tipo de gente não deveria estar nos jogos. É um sonho para algumas pessoas chutar esse tipo de gente. Não é o tipo de coisa que você vê todo dia.

Em outras ocasiões, Eric Cantona também já disse que este é o seu momento preferido da carreira. Justo?

Eric Cantona na música

Voltando à música, vale lembrar que Cantona já chegou a ter uma participação em um clipe de Liam Gallagher, mostrando sua paixão pela arte. Eric foi escalado para o vídeo de “Once” depois que viralizou nas redes sociais cantando a música, que ele declarou na época como a “melhor do ano”.

Você pode relembrar o clipe abaixo, logo depois do teaser do primeiro single de Eric Cantona.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Eric Cantona (@ericcantona)