Não faz muito tempo que o Foo Fighters anunciou Josh Freese (A Perfect Circle, Nine Inch Nails, etc) como seu novo baterista.
Ainda assim, de lá pra cá, o músico já saiu em turnê com a banda liderada por Dave Grohl e vem recebendo muitos comentários dos fãs, inclusive os ruins. Apesar dos elogios quando foi feito o anúncio de sua entrada na banda, as comparações com Taylor Hawkins já vêm surgindo e podem pesar contra Freese.
No Reddit, por exemplo, muitos reclamam sobre a forma como ele tem um método mais “acelerado”, que diferencia o novo baterista de seu antecessor (via Loudwire):
Ele é claramente um grande baterista. Mas depois de assistir a algumas das recentes apresentações ao vivo com Josh Freese, concluí que, comparado a Taylor [Hawkins], ele realmente acelera o ritmo. Taylor era um baterista muito ‘no tempo’, por assim dizer. Freese toca como uma máquina, mas você pode ouvir o resto da banda lutando para acompanhá-lo. ‘Everlong’ foi tão rápida. Isso só faz com que a perda de Taylor seja ainda mais sentida. Ele era o baterista perfeito do FF. Esta é apenas a minha opinião e, claro, sua experiência pode ser diferente.
A postagem, então, iniciou a discussão, que recebeu inúmeras respostas e críticas à técnica de Freese. Outro usuário escreveu:
[Ele está] correndo. Definitivamente apressado. Houve uma faixa durante a transmissão ao vivo que foi super rápida. Depois, Pat [Smear] disse: ‘Esse ritmo foi o de Shane Hawkins [filho de Taylor]!’
Fãs de Foo Fighters se dividem em opiniões sobre Josh Freese
Por outro lado, o comentário com mais upvotes (as “curtidas” da plataforma, por assim dizer) é justamente um que aponta o absurdo da comparação:
Ai meu Deus, será que podemos parar? O tanto de gênios da bateria surgindo do nada porque há um novo baterista [é assustador]. Freese tocou em tipo uns 400 álbuns nas palavras do Dave, vários dos quais são alguns favoritos dos quais não tínhamos ideia de que ele fez parte. O Taylor o admirava tanto quanto o contrário. Freese está fazendo coisas incríveis pro trás do kit com os Foos. Não vamos ficar fazendo microanálises dos estilos e das interpretações diferentes dos grooves. Três dos melhores bateristas da história são parte dos Foos.
Mais sucinto, outro fã pediu apenas uma coisa bem simples — paciência:
Dê a eles tempo para se ajustarem e corrigirem. Estes são os primeiros shows dele ao vivo [com os Foos]. Vai ter uma curva de aprendizado até para a pessoa mais experiente.
Você pode ler todo o tópico do Reddit aqui e, abaixo, confira vídeos comparando performances ao vivo dos dois bateristas. De que lado você está?
Foo Fighters lançou o aguardado But Here We Are
Na sexta-feira (5), o Foo Fighters liberou o tão aguardado álbum But Here We Are, primeiro disco após o falecimento de Hawkins e que chegou com 10 músicas e 48 minutos de duração.
Você pode ler a nossa resenha completa desse disco clicando aqui.
LEIA TAMBÉM: Foo Fighters e 3 influências Emo que fizeram de “Rest” a música mais emocionante da carreira da banda