O Dire Straits teve um início de carreira surpreendente. Isso porque foi logo no primeiro disco, o homônimo lançado em 1978, que a banda britânica disponibilizou o seu maior sucesso e uma das maiores pérolas daquela década.
Estamos falando, é claro, de “Sultans of Swing”. Composição genial de Mark Knopfler, a faixa surgiu cercada por pensamentos de que provavelmente “não era grande coisa” e Mark chegou a explicar em uma entrevista quando foi que o clássico começou a ganhar corpo e chamar a sua atenção.
Tudo aconteceu quando ele passou de uma Steel Guitar da National para uma outra guitarra que começou a lhe acompanhar durante a maior parte da carreira:
Eu achei que era bobo, mas assim que eu comprei a minha primeira Strat em 1977, tudo mudou, apesar da letra ter continuado a mesma. Ela se tornou viva assim que toquei naquela Strat ’61 que se tornou a minha guitarra principal por muitos anos e foi basicamente a única coisa que toquei no primeiro álbum e as novas mudanças de acordes se apresentaram e se encaixaram.
Há dois vídeos sensacionais no YouTube onde você pode ouvir tanto a guitarra de Mark isolada quanto a guitarra isolada junto com os vocais de Knopfler.
Divirta-se!