Radar TMDQA!: 5 bandas nacionais que você precisa ouvir agora mesmo

Radar TMDQA! com Paolo Ravley, LoreB e Ânima
Fotos: @jrfranch / @forever___yan / Reprodução/Instagram

Se você acompanha o TMDQA! há algum tempo, sabe que uma das nossas principais missões sempre será apresentar novos artistas independentes do Brasil.

Isso vai além de abrir espaço para bandas já conhecidas do cenário nacional, passando inclusive pela nossa editoria nacional que é atualizada diariamente com revelações e apostas do nosso país.

Por isso, em uma parceria com a plataforma Groover, onde qualquer artista pode enviar sua música para curadores de todo o planeta, apresentamos aqui este especial Radar TMDQA! que irá trazer excelentes novidades para você incluir em sua playlist semanalmente.

Aliás, todas essas músicas estarão primeiro na nossa própria playlist Radar, que você pode conferir logo abaixo, antes de conhecer as bandas que compõem a lista dessa semana. Divirta-se!

Alone with the Gods

Tem fã de Rap Metal por aí? A banda Alone with the Gods é uma pedida certa para quem está com saudade do gênero e traz uma proposta inovadora que surge da união entre Brasil e Estados Unidos.

Formada em Los Angeles e com fortes raízes no Blues, a banda conta com um vocalista brasileiro que traz a influência da nossa música, incluindo o nosso Rap, para criar uma sonoridade única, como você pode conferir abaixo na ótima “Nekiya”.

Acompanhe Alone with the Gods no Instagram

Ânima

Diretamente de Recife, a banda Ânima já vem chamando atenção desde que estreou em 2021 com EP Entre Sonhos. Com uma sonoridade leve e cheia de melodia, a banda tem buscado uma conexão maior com a música popular e apresenta sua nova fase na excelente “Sede”.

Aqui, o grupo explora as percussões do Samba ao lado da suavidade boêmia do violão de nylon e do som já característico da banda, carregado de psicodelia.

Acompanhe Ânima no Instagram

Colibri

“Quintal (de Noite)” é o novo single da Colibri, que fará parte do novo álbum 3R. Ela chega junto de um clipe sensacional, dirigido por Alan dos Anjos e que mostra uma procissão mítica, onírica e misteriosa na cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia, muito bem complementada pela gravação feita ao vivo pela banda.

Somando estéticas antigas e modernas, o som do grupo transita entre toques surrealistas expressivos e overdubs modernos, entre drum machine e guitarras envelhecidas, e cria uma identidade própria que é difícil de encontrar hoje em dia.

Acompanhe Colibri no Instagram

LoreB

Em atividade desde 2019, LoreB já chamou atenção de muita gente e já chegou a palcos importantes do cenário nacional, como a SIM São Paulo e o Festival Carambola. Em seu novo EP, intitulado Chromatique, ela busca aproximas texturas orgânicas de guitarras com sons eletrônicos e obtém um resultado sensacional.

Um exemplo disso é “Aurora Boreal”, última faixa do trabalho que ajuda a expor as influências de elementos do Jazz e R&B que vêm permeando as composições da cantora alagoana independente.

Acompanhe LoreB no Instagram

Paolo Ravley

Nascido em São Luís e atualmente de volta ao Brasil depois de um período em Paris, Paolo Ravley é um músico já experiente por ter trabalhado com diversos DJs da França e do mundo, tanto como cantor quanto como compositor.

Não é à toa que “O Apelo” tem um potencial emocionante tão grande, já que é fruto de toda essa experiência somada a um sentimento muito forte gerado pela perda de sua mãe em outubro de 2022, depois de uma longa luta contra o câncer. Aqui, Paolo usa a música como ferramenta para levar a vida adiante e conversa com o ouvinte com uma delicadeza impressionante ao abordar temas tão tensos.

Acompanhe Paolo Ravley no Instagram