Enquanto o baterista John Dolmayan coloca toda a “culpa” pelo System of a Down não lançar um álbum novo em Serj Tankian, o vocalista preferiu explicar as diferenças criativas entre os integrantes que impedem um lançamento.
No mês passado, a banda fez sua primeira apresentação ao vivo em 2023, mas o grupo não divulga um disco completo de inéditas há 18 anos, desde Hypnotize (2005).
Em entrevista à revista The Rock, Serj Tankian foi perguntado se existe a probabilidade de que o System of a Down lance um álbum novo algum dia, e foi bastante direto em sua resposta:
Não parece provável, mas eu nunca sei. Ninguém nunca sabe.
A entrevistadora destaca que a amizade entre alguns membros da banda ainda existe, mas ressalta que já ouviu o vocalista dizer que não há “química” quando eles se encontram em estúdio. Tankian, então, explica que a questão é mais conceitual do que musical:
O problema não é tanto no estúdio, é mais sobre visão. É sobre entendermos para onde queremos levar a música e a banda. E se não conseguimos concordar sobre esses elementos básicos, a gente respeita o quanto as pessoas amam a banda. Se, como artistas, a gente não consegue se entender e fazer algo criativamente… e não há outra razão, então não fazemos nada. Até que a gente faça.
Mais adiante no papo, Serj Tankian comete o que parece ser um “ato falho”, dizendo que um novo disco do System of a Down é questão de “quando” será lançado, e não de “se” será lançado.
Será que temos uma pontinha de esperança depois dessa? Assista ao trecho da entrevista do vocalista à The Rock na sequência.
System of a Down
Vale lembrar que a apresentação no festival Sick New World em maio foi o único compromisso da banda este ano, e não há mais datas marcadas por enquanto. O show teve os principais hits do grupo e também algumas raridades de seu disco de estreia.
Quem sabe pelo menos uma passadinha pelo Brasil no futuro próximo?
LEIA TAMBÉM: Sandy revela que filho de 9 anos é “muito roqueiro” e está “na fase System of a Down”