Em 31 de Outubro de 2020, o universo do Rap perdeu MF DOOM aos 49 anos. De lá para cá, a causa da morte do artista nunca tinha sido divulgada, mas isso acaba de mudar.
Jasmine Dumile, esposa do rapper britânico nascido sob o nome Daniel Dumile, disse que seu falecido marido foi vítima de uma reação rara e grave a medicamentos para pressão arterial conhecida como angiodema.
De acordo com a Consequence, a viúva também disse que DOOM sofria de vários problemas de saúde, incluindo doença renal e pressão alta.
Antes de seu falecimento, o rapper recebeu inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina) para controlar sua pressão arterial, mas desenvolveu um inchaço na boca e na garganta depois de apenas duas doses, resultando em problemas respiratórios.
Morte de MF DOOM
Após passar mal, MF DOOM foi hospitalizado no St James’ Hospital em Leeds, onde sua condição piorou e o rapper foi colocado em um respirador. Como o ocorrido aconteceu no auge da pandemia, Jasmine não teve permissão para ficar com o marido no hospital.
Ela, aliás, acredita que a negligência da equipe médica contribuiu para a morte de DOOM. Entre as acusações feitas está a de que o hospital falhou em verificar o estado de seu marido com frequência e atrasou duas horas na administração de um medicamento. As investigações seguem em curso.
No início deste ano, a Metalface Records e a Rhymesayers Entertainment relançaram Black Bastards, álbum lançado em 2000 por DOOM e seu irmão DJ Subroc sob o codinome KMD. Ouça abaixo.