Quase famosos: 10 músicos que saíram de bandas pouco antes do sucesso

Já pensou ser demitido de uma banda de Rock ou Pop logo antes dela explodir de sucesso? Isso aconteceu com músicos que passaram por Nirvana, Beatles e mais.

Músicos que saíram de bandas antes da fama
Músicos que saíram de bandas antes da fama

A gente sabe como o mercado da música pode ser ingrato, e a maioria dos artistas passa anos e anos tentando divulgar seu som antes de atingir a estabilidade e a fama.

Alguns músicos chegam até a desistir, e isso se torna mais dolosoro ainda quando seus ex-companheiros conseguem atenção logo após seguirem com outro integrante em seu lugar.

Isso aconteceu com grupos históricos do Rock e do Pop, dos Beatles, Pink Floyd e Nirvana até Black Eyed Peas, as Spice Girls e o NSYNC.

Confira abaixo a nossa seleção de artistas que saíram ou foram demitidos de uma banda pouco antes dela alcançar o sucesso comercial, o motivo para as separações e que fim esses “quase famosos” tiveram.

10 músicos que saíram de bandas antes da fama

Tracii Guns – Guns N’ Roses

10 músicos que saíram de bandas antes do estrelato - Tracii Guns
Imagem: Divulgação

Como o próprio nome diz, o Guns N’ Roses surgiu a partir da união das bandas L.A. Guns, de Tracii Guns, e Hollywood Rose, de Axl Rose. Só que o guitarrista se arrependeu dessa fusão apenas dois meses depois, quando percebeu a rotina de discussões com o vocalista.

Tracii deixou o grupo em 1985 e, em 1987, Axl lançou o clássico álbum Appetite for Destruction ao lado de Slash, Steven Adler e Duff McKagan. O L.A. Guns voltou à ativa e continua assim até hoje.

Pete Best – The Beatles

Recentemente, te contamos por aqui a história de Chas Newby, baixista do início dos Beatles que virou professor de matemática. Mas ele era apenas um membro temporário, enquanto o baterista Pete Best era membro oficial da lendária banda antes de Ringo Starr.

Best foi demitido dos Beatles por insistência do produtor Brian Epstein, quando eles começaram a trabalhar no EMI Recording Studios, hoje conhecido como Abbey Road. Ele deixou a banda em 1962, cerca de seis meses antes da “beatlemania”.

Jason Cropper – Weezer

O guitarrista Jason Cropper fundou o Weezer em 1992 ao lado de Rivers Cuomo, e gravou as três primeiras demos que levaram a banda a assinar com a Geffen Records para lançarem o “álbum azul”, autointitulado disco de estreia.

Problemas pessoais levaram a comportamentos estranhos por parte de Cropper, e ele foi demitido e substituído por Brian Bell.

Kim Hill – Black Eyed Peas

10 músicos que saíram de bandas antes do estrelato - Kim Hill
Imagem: Divulgação

Fergie marcou época com sua mistura de Rock, Rap e Pop nos anos 2000 ao lado do Black Eyed Peas. Mas Kim Hill poderia ter sido o nome feminino do grupo que nós lembramos até hoje.

Na verdade, é ela cantando nos discos Behind the Front (1998) e Bridging the Gap (2000), mas a cantora decidiu seguir carreira solo depois disso. Fergie assumiu seu lugar em 2002, e a partir do álbum Elephunk… o resto é história.

Doug Sandom – The Who

Keith Moon é presença constante em listas dos maiores bateristas de todos os tempos, e foi muito responsável pelo diferencial que o The Who trouxe ao Rock britânico nos anos 60 e 70.

Antes dele, Roger Daltrey e Pete Townshend tentaram vários nomes, mas Doug Sandom ficou marcado como o baterista demitido para que a banda pudesse contratar Moon, em 1964.

LEIA TAMBÉM: 10 shows de Rock e Metal incríveis que acontecerão no Brasil ainda em 2023

Scott Raynor – blink-182

Apesar de ter chegado a conquistar um certo sucesso com o blink-182, já que tocou no disco Dude Ranch, o baterista Scott Raynor foi demitido da banda no meio de uma turnê de 1998 por conta de seu abuso de álcool, dando lugar para a entrada de Travis Barker.

No ano seguinte, o blink lançou o icônico disco Enema of the State e furou todas as bolhas, se tornando referência no Pop Punk e, para o azar de Scott, ele passou a ser lembrado apenas por fãs mais fervorosos da banda. Pelo menos o ex-integrante achou um bom caminho na vida, e tem se associado com projetos musicais para adolescentes problemáticos.

Jason Everman – Nirvana e Soundgarden

10 músicos que saíram de bandas antes do estrelato - Jason Everman
Imagem: Divulgação

Esse é azarado em dobro! O guitarrista Jason Everman estava lá quando o Grunge explodiu de Seattle para o mundo no final dos anos 80, e foi até creditado no álbum Bleach (1989) do Nirvana, embora não toque em nenhuma música.

Naquele mesmo ano, ele também foi baixista substituto do Soungarden e chegou a gravar a cover que a banda fez para “Come Together”, dos Beatles. Hoje, ele é soldado do Exército Americano e toca em uma banda de veteranos. Você pode saber mais sobre a história dele nesta matéria.

Abigail Kis – Spice Girls

Imagina o nível de decepção quando estamos falando do mercado Pop nos anos 90, com as boy e girl bands? Abigail Kis tentou a sorte, passou na audição e foi selecionada para o grupo Touch, que viria a se tornar as Spice Girls.

Mas ela recusou o convite porque tinha receio de ver seu namorado conviver com as outras garotas, e também porque queria fazer faculdade. Ela não seguiu carreira na música.

Jason Galasso – NSYNC

Algo parecido aconteceu com Jason Galasso, que emprestou a última letra de seu primeiro nome para o NSYNC – isso mesmo, um N é de JasoN, e outro de JustiN Timberlake.

Mas ele desistiu de última hora, em 1995, insatisfeito com os rumos musicais do grupo e dizendo que não queria se tornar um “ídolo teen”. O álbum de estreia ‘N Sync saiu em 1997 e foi uma febre.

Alan Curtis – Duran Duran

Quando John Taylor e Nick Rhodes formaram o Duran Duran em 1978, demoraram a encontrar o guitarrista adequado. Alan Curtis foi a segunda tentativa, mas ele não gostava dos bares e clubes New Wave em que a banda tocava.

Então, ele foi substituído em 1980 por Andy Taylor, que marcaria o Rock com sua forma de tocar a partir do álbum Duran Duran (1981).