Música

Festival Assad enaltece as mulheres na música instrumental em sua edição 2023; veja programação

Festival Assad anuncia programação com mais de 10 horas de música instrumental ao vivo em edição que celebrará as musicistas mulheres. Saiba mais!

Festival Assad enaltece as mulheres na música instrumental em sua próxima edição
Lyra Orchestra de Ribeirão Preto | Divulgação

Depois de celebrar seus 10 anos em 2022, o Festival Assad está de volta para mais uma edição dedicada aos amantes da música instrumental.

O evento, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de julho em São João da Boa Vista, em São Paulo, anunciou uma programação gratuita com mais de 10 horas de música ao vivo.

A 11ª edição do evento irá enaltecer as mulheres da música instrumental apresentando grupos compostos majoritariamente por musicistas mulheres, para valorizar o trabalho de grandes artistas e compositoras.

De acordo com Fafá Noronha, diretora e uma das idealizadoras do Festival, a ideia de celebrar as mulheres surgiu no ano passado quando, juntamente com Vânia Noronha, também criadora do evento, esteve no Festival de Verão de Campos do Jordão que contou com a curadoria das musicistas e cantoras Clarice Assad e Mônica Salmaso.

Em nota, Fafá explicou:

Ver essas potências, que são Clarice e Mônica, na curadoria do Festival de Verão nos levou a refletir sobre a importância das mulheres para a música brasileira. Clarice é uma das poucas referências quando pensamos em compositoras de música erudita contemporânea, por isso trouxemos essa temática ao Festival. A ideia é valorizar todas as artistas que desbravam esse concorrido mercado musical que, por sua vez, reflete a sociedade sexista em que vivemos.

Confira abaixo a programação da próxima edição do Festival Assad e acompanhe o site do evento para novas atualizações.

Festival Assad

Entre as apresentações confirmadas do evento estão grupos e artistas como Quarteto Abayomi, Jazzmin’s, Lyra Orchestra de Ribeirão Preto, Clube do Choro Jorge Assad, Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima), Grupo Mawaca e muitos outros.

Além de muita música, o Festival Assad também oferece ao público oficinas e masterclasses gratuitas, com o intuito de contribuir com a formação de jovens músicos.

O festival foi batizado com o nome da família Assad, que tem entre seus membros músicos reverenciados mundialmente, como os violonistas clássicos Sérgio e Odair Assad, a cantora, violonista e compositora Badi Assad, e a compositora, arranjadora, pianista e cantora Clarice Assad.

PROGRAMAÇÃO
Oficinas – 10h às 12h – Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 – Quinta-feira – Nilze Carvalho – Oficina sobre Ivone Lara
28/07 – Sexta-feira – Cristina Braga Ricardo Medeiros e Joca Moraes
29/07 – Sábado – Quarteto Abayomi
30/07 – Domingo – Grupo Mawaca
30/07 – Domingo – Jazzmin´s * 18h

Masterclasses – 14h às 18h – Local: Clac – Centro Livre de Arte e Cultura.
27/07 – Quinta-feira – Carol Panesi – Improvisação e Criatividade
28/07 – Sexta-feira – Cecília e Fernando (Duo Siqueira Lima)
29/07 – Sábado – Cecília e Fernando ( Duo Siqueira Lima)

Shows
26/07 – Quarta-feira – 20h30 – Nilze Carvalho e Trio
27/07 – Quinta-feira – 20h30 – Cristina Braga, Ricardo Medeiros e Joca Moraes
28/07 – Sexta-feira – 20h30 – Carol Panesi, Ajurinã Zwarg e Fábio Leal
29/07 – Sábado – 17h* – Quarteto Abayomi
29/07 – Sábado – 20h30 – Grupo Mawaca
30/07 – Domingo – 9h30 – Clube do Choro Jorge Assad (Foyer do Theatro)
30/07 – Domingo – 11h – Lyra Orchestra de Ribeirão Preto
30/07 – Domingo – 19h – Jazzmin´s Big Band

*As apresentações serão no Theatro Municipal, com exceção do show do dia 29, às 17h, que ocorrerá no Fonteatro Emílio Caslini – Praça Cel. Joaquim José.