Por Rafael Teixeira e Felipe Ernani
Se antes a gente conhecia músicas e bandas antigas por influência dos pais, em festas ou ouvindo no rádio e na TV, uma nova geração está se interessando pelo Rock e até pelo Metal graças a correntes no TikTok.
As “trends” começam por brincadeira, como uma dança ou um desafio, e logo se espalham levando consigo alguns clássicos de décadas passadas. Isso aconteceu recentemente com bandas como Pearl Jam, Slipknot e Tears for Fears.
Com o alcance gigantesco da plataforma entre os mais jovens, esse fenômeno acabou impulsionando uma nova onda de popularidade do estilo, jogando pra longe o velho clichê de que “o Rock morreu”.
Confira abaixo dez músicas de Rock e Metal que você não esperaria ver no TikTok, mas estão bombando por lá!
“Custer”, do Slipknot
Duas irmãs que formam a dupla britânica ELAZ decidiram gravar as famosas dancinhas de TikTok para músicas mais pesadas, para mostrar que é possível sim mexer o esqueleto ao som de Rock. E foi assim que uma música de 2014 do Slipknot bombou na rede social!
@elazofficial
“Blind”, do Korn
Ícone do Nu Metal, o Korn também tem visto sua popularidade ser renovada com os jovens e virou trend na rede social por conta de “Blind”, uma de suas músicas mais emblemáticas. São diversos tipos de vídeos com essa trilha sonora, a maioria fazendo uso do clássico Are you ready? de Jonathan Davis para embalar algum momento surpreendente.
@hunteroliveri4
“Nobody”, do Skindred
Um dos casos mais curiosos de viral do Rock e Metal no TikTok é o do Skindred, banda de Reggae Metal que marcou época há algum tempo. Isso porque “Nobody”, a faixa que virou trend, basicamente se destacou porque as pessoas ficaram fascinadas com a existência do Reggae Metal. Bom demais, né?
@ayoshin Can’t hate for giving a girl options 🤣🇯🇲
“Even Flow”, do Pearl Jam
Em uma das trends mais bizarras, o clássico do álbum Ten (1991) viralizou após um usuário do TikTok postar um vídeo que mostrava um personagem do game Skate 3 parecido com Jesus Cristo fazendo grandes manobras aéreas em uma mega rampa.
https://www.tiktok.com/@fwegodiego/video/7198163098446957870?embed_source=121352282%2C121351166%2C121331973%2C120811592%2C120810756%3Bnull%3Bembed_blank&refer=embed&referer_url=www.tenhomaisdiscosqueamigos.com%2F2023%2F02%2F13%2Fhit-pearl-jam-tik-tok-jesus-skate%2F&referer_video_id=7198163098446957870
“Need 2”, do Pinegrove
Ela nem estava entre as músicas mais famosas do grupo, mas “Need 2” explodiu graças a uma dancinha sem sentido – mas muito contagiante – que mistura movimentos meio balé, meio pássaro maluco. Pois é.
LEIA TAMBÉM: Vocalista de Metal “ensina” geração TikTok a se comportar em shows: “queremos vocês aqui”
@paynefulhogue sometimes i really love being in the same time line as you beautiful people #pinegrove #pinegroveshuffle #need2 #people
“Everybody Wants To Rule The World”, do Tears for Fears
Um dos maiores hits do Tears for Fears atravessou gerações e se manteve popular de 1985 até agora. Mas um filtro que simula como seu rosto pode ficar quando você se tornar idoso fez a faixa bombar no TikTok.
@casamento.prasonhar
“Just a Girl”, do No Doubt
Verdadeiro clássico do No Doubt, a ótima “Just a Girl” já vinha ganhando popularidade há alguns anos e, mais recentemente, passou a aparecer em vídeos na rede social com diversas trends, mas principalmente envolvendo mensagens positivas para mulheres ao redor do mundo.
@elliemalley tt im 19 #relatable #girls #selflove #media #bodypositivity
“This Is the New Shit”, de Marilyn Manson
Mesmo em meio a diversas acusações de assédio e violência sexual, Marilyn Manson viu uma música sua de 20 anos atrás estourar no TikTok numa trend em que as pessoas exaltam um estilo de se vestir Gótico e Emo.
@bansheemorgue #alternative #alt #goth #punk #numetal #metal #queer #wlw #piercings #makeup #marilynmanson
“Cherry Waves”, do Deftones
A faixa de 2006 foi usada em contextos diferentes em quase 20 mil vídeos até agora, e a maioria deles destaca frases românticas ao extremo da música, como “Se você afundasse lá pro fundo, eu nadaria para baixo / Você nadaria?”. Não à toa, a banda virou sensação entre os jovens nos EUA.
@vhackerr Made it
“Mayonaise”, do Smashing Pumpkins
Além de destacarem a combinação inusitada entre o título (“maionese”) e a atmosfera da música, os vídeos usando o clássico do disco Siamese Dream (1993) exaltam a estética dos anos 90. Billy Corgan até falou sobre o assunto em entrevista ao TMDQA!.
@thejacobgivens I just want to be me in 1993 ❤️ #smashingpumpkins #mayonaise #90s #throwback #fyp #DontQuitYourDaydream