Em tempos de renovação da popularidade do Rock entre os jovens especialmente no TikTok, alguns criadores estão se dedicando a resgatar histórias de bandas clássicas de outra época. E foi assim que o músico Rogério Baraquet viralizou na plataforma.
O cantor, compositor e produtor com quase quarenta anos de carreira já acumula 60 mil seguidores e vídeos que passam de 15 mil plays falando de grupos dos anos 60 aos 90, como Titãs, The Smiths e The Rolling Stones.
Rogério Baraquet também faz mashups para mostrar de onde as inspirações de alguns hits vieram, como “What’s Up” do 4 Non Blondes com “Don’t Worry, Be Happy”, de Bobby McFerrin, e a tradicional “Whisky à Go-Go” do Roupa Nova misturada com “Proud Mary”, do Creedence Clearwater Revival.
O perfil do artista fez tanto sucesso que ficou responsável por conduzir a primeira live do Capital Inicial junto com o Dinho Ouro Preto, na qual falou da adaptação de bandas de outras épocas ao TikTok.
Continua após o vídeo
Músicas dos anos 60 a 90 no TikTok
@rogeriobaraquet #CapCut Resolvi dar uma de @johnny_bolzan e fazer um #mashup de #bobbymacferrin e #4nonblondes #anos80 #radio #nostalgia #rock #dontworrybehappy #whatsup
Em um depoimento ao TMDQA!, o músico revela que a sua chegada à rede aconteceu de forma despretensiosa e “por insistência da esposa”. Apesar de inicialmente resistir por acreditar que não haveria interesse em seu conteúdo por lá, o tempo fez com que ele entendesse potencial da plataforma e passasse a explorá-lo à sua própria maneira.
Além dos exemplos já citados, Baraquet tem uma capacidade de explicar temas muitas vezes complexos — como o impacto do The Smiths na música global e como isso afetou até mesmo a Legião Urbana — de uma maneira quase lúdica, passando muito pela contação de histórias e levando a conclusões rápidas e de fácil compreensão.
Não à toa, seu conteúdo já vem furando a bolha do seu público-alvo inicial, que eram os fãs de música com mais de 40 anos. Hoje, Rogério conversa também com os jovens e prova disso é o fato de ter conduzido uma entrevista/workshop presencial com Vitor Kley para músicos que tem mais de 500 mil seguidores.
Você pode assistir a alguns desses vídeos mais abaixo, e conferir a página completa de Rogério Baraquet neste link.
Rogério Baraquet e o livro “Quase Famoso”
@rogeriobaraquet The Smiths – o impacto #thesmiths #anos80 #morrissey #johnnymarr #andyrourke #renatorusso
Rogério Baraquet já integrou diversas bandas, deu aulas de música e lançou quatro álbuns solo que estão disponíveis nos streamings, sendo o último Conexões (2022), em parceria com Chico Nass e Juliana Passos.
Mas o compositor acabou tomando “decisões de carreira erradas”, segundo ele mesmo, que o impediram de chegar ao mainstream. Essa experiência resultou no livro “Quase Famoso, ou Pequeno Manual das Escolhas Erradas”.
A obra é definida como um livro de “auto des-ajuda” em que Rogério dá dicas de como não chegar ao sucesso, e como isso pode ser enriquecedor.
“Quase Famoso” será lançado no dia 16 de agosto na livraria Drummond, em São Paulo, e ainda terá um show acústico do cantor tocando canções das bandas citadas no livro.
@rogeriobaraquet E se a gente misturar #roupanova com #creedenceclearwaterrevival ? Se liga nesse #mashup ! #ccr #proudmary #whishyagogo #anos60 #anos70 #anos80 #nostalgia
@rogeriobaraquet