Música

5 músicas essenciais de Sinéad O'Connor além do hit "Nothing Compares 2 U"

Sinéad O'Connor faleceu nesta semana, mas deixou um catálogo de músicas Pop politizadas e intensas, muito além do cover de Prince; confira.

Sinéad O’Connor
Foto: Wikimedia Commons

Com mais de 30 anos de carreira e 10 álbuns lançados, Sinéad O’Connor marcou os anos 80 e 90 como uma das maiores cantoras de sua geração. Mesmo assim, ela ficou mais conhecida por sua versão de “Nothing Compares 2 U”, música escrita por Prince.

Acontece que a artista, que nos deixou nesta quarta-feira (26) aos 56 anos, enfrentou muito descrédito e preconceito por defender causas feministas, religiosas e de saúde mental, além de não ser reconhecida como compositora.

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Mas Sinéad O’Connor abordou muitos temas delicados em suas letras, como violência policial, abuso infantil e relacionamentos abusivos, com uma versatilidade vocal que poucas artistas igualaram até hoje.

Pensando nisso, o TMDQA! separou outras cinco músicas impactantes da cantora, abraçando todas as épocas e fases de sua carreira. Confira abaixo!

“Mandinka” – The Lion and the Cobra (1987)

Logo em seu álbum de estreia, Sinéad O’Connor conquistou muitos fãs com o single “Mandinka”, em que fala sobre uma tribo africana retratada em um livro dos anos 70.

A versatilidade de sua voz – variando entre o grave e o agudo, os gritos viscerais e os falsettos suaves – e as letras políticas já ficavam evidentes aqui.

“Black Boys on Mopeds” – I Do Not Want What I Haven’t Got (1990)

Quem comprou o segundo disco da cantora irlandesa só pra ouvir “Nothing Compares 2 U” certamente se surpreendeu com a faixa que vem logo antes, “Black Boys on Mopeds”.

Inspirada no assassinato de um homem negro pela polícia em 1983 na Inglaterra, O’Connor fala da violência e abuso policial em uma letra que, infelizmente, continua atual.

“War” – ao vivo no Saturday Night Live (1992)

Além de suas próprias composições, Sinéad O’Connor também era uma intérprete de mão cheia, e em 1992 fez uma versão histórica de Bob Marley na televisão americana.

A cantora começou a performance cantando a capella, e depois ainda alterou versos da música “War” para tratar do abuso infantil.

“Thank You for Hearing Me” – Universal Mother (1994)

Em seu quarto álbum, a artista fala das relações familiares e amorosas de forma muito poética, como em “Thank You for Hearing Me”, em que destaca os pontos positivos de um término.

Acredita-se que O’Connor escreveu a música para Peter Gabriel (Genesis), com quem se relacionou até 1993.

“Jealous” – Faith and Courage (2000)

Música de abertura do primeiro disco de Sinéad O’Connor no século XXI, “Jealous” é uma verdadeira lição de como se livrar de relacionamentos abusivos.

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