O Muse tocou na Malásia no último sábado (29) e decidiu mudar seu repertório depois que o governo do país encerrou a apresentação do The 1975 na sétima música na semana passada.
A mudança foi anunciada pelo promotor de shows Hello Universe antes da apresentação da banda britânica no Bukit Jalil National Stadium como parte de sua turnê mundial “Will of the People”. Ao Rojak Daily (via CoS), o organizador do show, Adam Ashraf, falou sobre o Muse:
Eles nos ligaram logo depois que o incidente [do 1975] se tornou global. Após discussões, eles decidiram retirar uma música do setlist devido ao título da música. É bom saber que eles estão ansiosos para entreter e, ao mesmo tempo, respeitar as diretrizes.
A banda liderada por Matt Bellamy acabou trocando a faixa “We Are Fucking Fucked”, do seu disco de 2022, Will of the People, por “Resistance”, do álbum de mesmo nome lançado em 2009.
Polêmica do The 1975 na Malásia
Na semana passada, o The 1975 teve seu set no Good Vibes Festival de Kuala Lumpur interrompido devido à postura de Healy durante a performance. O país tem leis rígidas criminalizando a homossexualidade, e atos descritos no código penal como “relações contra a ordem da natureza” e “atos de indecência grosseira” podem até levar à cadeia.
Como te contamos aqui, Matty decidiu se posicionar diante desse absurdo e, além de chamar o governo da Malásia de “bando de idiotas”, beijou o baixista Ross MacDonald e chegou a destruir um drone do festival.
Porém, o músico foi criticado até mesmo pela comunidade LGBTQ+ malaia por potencialmente colocar os locais em risco. Além disso, a banda está enfrentando uma ação coletiva de artistas e fornecedores afetados pelo encerramento do festival, que ainda tinha mais dois dias de evento programado e foi finalizado abruptamente por conta do incidente.
Matty Healy reage à “censura” do Muse
Apesar da atitude do Muse ter sido admirada por muitos fãs da banda que estavam ansiosos pelo show, Matty Healy, vocalista do The 1975, reagiu com sarcasmo à notícia de que a banda teria tirado uma canção de seu repertório habitual para tocar na Malásia.
Ao saber da mudança do setlist feita pela banda, que foi a primeira internacional a se apresentar no país desde o incidente, Matty usou seus stories do Instagram para se manifestar.
Primeiro, ele compartilhou uma captura de tela de uma mensagem do Muse que dizia “Join The Resistance” (“Junte-se à resistência”), com Healy acrescentando que seria algo “incrível”. Em seguida, publicou a notícia de que a banda britânica removeu a música e ironizou a suposta hipocrisia.
Confira abaixo as publicações feitas por Matty Healy e veja alguns vídeos do Muse na Malásia.
Aprovechaba para pegarle a muse sjfkddj matty healy es un diamante en bruto solo que el mundo todavía no está listo para apreciarlo pic.twitter.com/MvbgmOsixU
— j (@dearjohanna) July 29, 2023