Duas lendas do Rock, Josh Homme e Mark Lanegan se conheceram na metade dos anos 90 no Screaming Trees, mas quase não sobreviveram para que o Queens Of The Stone Age fosse formado e a dupla marcasse para sempre a música americana.
Em 1996, Homme fazia sucesso no underground com o Kyuss e foi convidado pelo Screaming Trees para fazer a turnê do Lollapalooza ao lado de bandas gigantes como Metallica, Soundgarden, Ramones e Rancid.
Naquela época, o festival era itinerante e passava por várias cidades dos Estados Unidos. Em meio a essas viagens, Mark Lanegan sempre saía para explorar as ruas atrás de drogas, como ele mesmo contou no livro Sing Backwards and Weep, de 2020.
Como formou uma amizade com Josh muito rapidamente, ele convidou o guitarrista para essa missão quando estavam em Rockford, no Illinois. Mas aquela noite quase acabou muito mal para os dois.
Mark Lanegan e Josh Homme
O líder do Screaming Trees conta na biografia que ele e Josh Homme encontraram uma mulher que se ofereceu para apresentar alguns amigos que poderiam vender cocaína.
Só que, quando chegaram à casa dos homens, foram recebidos a gritos pelos traficantes que tinham certeza que o futuro vocalista do QOTSA – loiro, com 1,93 de altura e aparência de menino – era um policial.
Mark Lanegan percebeu que Homme ficou agitado e estava prestes a sacar uma faca do bolso, e por isso apenas pediu desculpas e saiu do local. Mas o cantor não desistiu e abordou dois homens em uma rua mais adiante.
Parece piada mas, de novo, Josh foi hostilizado por se parecer com um policial (via Loudersound):
A gente não tinha nem dado dois passos quando ouvi o som inconfundível de um revólver sendo engatilhado, e uma voz grossa atrás de mim dizendo ‘Some daqui, coxinha’. Eu tinha deixado o Josh de frente para uma passagem escura que nenhum de nós tinha percebido. Mais uma vez, ele havia sido confundido com um policial.
Quando finalmente chegamos na avenida principal, um carro se aproximou e um cano de pistola saiu da janela apontando para mim. Assisti àquilo paralisado enquanto alguém puxava o gatilho, e então um jato enorme de água atingiu o meu rosto.
No fim, Mark Lanegan e Josh Homme voltaram para casa sóbrios e molhados. Quando estavam em segurança, o guitarrista protestou calmamente para o vocalista:
Se você fizer isso comigo de novo, eu te mato.
Ainda bem que nada aconteceu com a dupla e tivemos muitas outras grandes colaborações entre eles depois disso!
LEIA TAMBÉM: Lendário: em 2002, Queens of the Stone Age fazia show com Dave Grohl na bateria e Mark Lanegan na voz