Concurso Toca Aí chega à fase eliminatória e músicos de rua celebram visibilidade para suas obras; veja programação

Em Agosto começa a fase eliminatória do concurso Toca Aí! Confira os classificados e a programação do projeto que celebra a música de rua em São Paulo.

Concurso Toca Aí chega à fase eliminatória e músicos de rua celebram visibilidade para suas obras; veja programação
Divulgação

A terceira edição do concurso Toca Aí, que celebra a música de rua em São Paulo, está prestes a iniciar sua fase eliminatória que contará com apresentações durante três sábados consecutivos, nos dias 5, 12 e 19 de Agosto.

Depois de uma seletiva que contou com 60 candidatos, 30 deles avançaram para as eliminatórias do projeto, que tem o TMDQA! como parceiro de mídia, e em cada dia desta fase serão definidos três artistas para concorrer ao prêmio principal de R$10 mil na Final, a ser realizada no dia 26 de Agosto.

As apresentações gratuitas vão acontecer na Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento, no Centro de São Paulo, e contarão com um Júri diferente em cada um dos sábados. Nomes como Realleza, rapper e especialista em direito autoral, Cintia Camilly, preparadora vocal e jurada no programa Canta Comigo, e Stephanie Hahne, colaboradora do TMDQA!, integram o time de avaliadores.

Artistas classificados para as eliminatórias do Toca Aí

Em todos os dias de eliminatória, o evento começará às 11h com um show de abertura, e a partir das 12h até às 15h15 acontecerão as apresentações competitivas. O encerramento também terá um show especial por dia, sempre às 16h.

No primeiro dia, marcado para 5 de Agosto, os artistas e grupos classificados que vão se apresentar são Cucamonga, Jeff Sonoro, Vênus Vitorino, The Bessie’s Blues, Tabatha Aquino, Divergente Duo, Pólli, Cauê Chimera, Bruna Valentin e Myrella Nascimento. Já o show de abertura será de Roberta Oliveira e o Bando de Lá e o encerramento ficará por conta de Clara Valverde.

O segundo dia, 12 de Agosto, terá abertura feita por Peça Seu Cover e encerramento de Rodrigo Alarcon. Os artistas e grupos que vão marcar presença nas apresentações competitivas são Alain Calixto, Artinerantes, Guetto Brass, Mabe, Marcinho Pipoca, Oriana La Venezolana, Romes Pinheiro, Samba da Treze, Trivibe e Viviane Pitaya.

No último dia de eliminatórias, marcado para 19 de Agosto, Bárbara Fagundes e Graça Cunha fazem respectivamente os shows de abertura e encerramento e os artistas e grupos selecionados para se apresentar são Alcoóliques, Arlet y Tomi, Camil Música, Manada, Mayo Nelson, Natany Kreski, Paue, Sangue Raiz, Trio Casaca de Couro e Wannie Ramos.

Importância do concurso para os músicos de rua

Sabendo que o cotidiano dos artistas de rua é marcado por desafios como falta de reconhecimento, fiscalização, insegurança e incerteza de renda, o concurso Toca Aí surgiu há três anos com o objetivo de identificar, promover e premiar o trabalho dos músicos que se apresentam em espaços públicos e, muitas vezes, são remunerados pelas famosas doações “no chapéu”.

Com sua capacidade de mobilizar e engajar pessoas dentro da rotina urbana, o projeto consegue criar experiências musicais e conexões diretas entre os artistas e a audiência. Jennifer Neres (N Jen), que participou das seletivas deste ano, comentou sobre a experiência, destacando a proximidade com o público:

Eu toco no metrô. Acredito na visibilidade que o Concurso dá para os artistas. Como dizem, quem não é visto não é lembrado, principalmente para os artistas em início de carreira. Esse projeto é extremamente importante.

Quem trabalha nas ruas tem dificuldade em chamar a atenção das pessoas, fazer com que ela pare uns minutos para te assistir. Nas grandes cidades isso é muito difícil.

O cantor Paue, que este ano passou para as eliminatórias, revelou que conheceu o concurso por meio de um segurança que o retirou de um dos vagões do metrô que ele se apresenta. Ao apontar que os artistas de rua são carentes desse tipo de projeto, Paue considera que o Toca Aí, por ser exclusivo para artistas de rua, “dá moral” para quem participa. “A gente se sente especial”, declarou.

Sobre o retorno que o evento acaba oferecendo para os participantes, o trompetista Mesaac Brito, da Banda Cucamonga, que participou da segunda edição do Toca Aí, declarou:

É uma grande oportunidade para quem se apresenta nas ruas poder atuar em um festival. Nós nos sentimos mais valorizados e expostos a novas oportunidades. Tudo é muito bem divulgado e outras pessoas nos observam e conhecem nosso trabalho. Além disso, nossas redes sociais também tiveram um grande número de seguidores.

A cantora Bárbara Fagundes, que ficou em quinto lugar no concurso em 2022, aponta que a resposta da sociedade para os artistas de rua ainda não mudou, mas sua participação no Toca Aí trouxe mais oportunidades e abriu conexões para novas parcerias.

Ela ainda destacou que integrar o projeto serviu como reafirmação, afeto, acolhimento, despedida e resistência, explicando:

Esses sentimentos trouxeram mais força de vontade para almejar meus objetivos. Tenho 36 anos e muitos de carreira. Vou transformando, reformulando, renascendo a vontade cada vez mais de viver da música e trazer alegria e acolhimento para as pessoas. O Toca Aí trouxe essa resposta.

Abordando outro lado dos pontos positivos da competição, a cantora Wanie Ramos, que também participou em 2022, qualificou o projeto como necessário para todes que circulam pela região central de São Paulo:

Para a carreira do musicista é um grande palco. Conseguimos fazer contatos e conquistar as pessoas que passam ali no dia a dia e conhecer outros artistas. Minha rede de contatos e as oportunidades cresceram muito após a minha participação.

Em tempo, pensando no apoio aos artistas de rua após a competição, a organização do projeto vai distribuir 30 kits de divulgação, compostos por um vídeo editado e fotos em alta resolução das apresentações.

Fase final do Toca Aí

Após as eliminatórias, a fase final do concurso será realizada no dia 26 de Agosto, com os artistas que serão divulgados a partir do dia 20 do mesmo mês.

O show de abertura que acontece às 11h ficará por conta de Mano Hick, enquanto o encerramento às 16h será comandado por Bruna Black.

Confira abaixo a programação completa das eliminatórias e da última fase do concurso Toca Aí!

1ª Eliminatória

05/08/2023

Abertura – 11h
Roberta Oliveira e o Bando de Lá

Apresentações competitivas – 12h às 15h15
Cucamonga
Jeff Sonoro
Vênus Vitorino
The Bessie’s Blues
Tabatha Aquino
Divergente Duo
Pólli
Cauê Chimera
Bruna Valentin
Myrella Nascimento

Encerramento – 16h
Clara Valverde

Júri
Anna Penteado
Clara Valverde
Realleza

2ª Eliminatória

12/08/2023

Abertura – 11h
Peça seu Cover

Apresentações competitivas – 12h às 15h15
Alain Calixto
Artinerantes
Guetto Brass
Mabe
Marcinho Pipoca
Oriana La Venezolana
Romes Pinheiro
Samba da Treze
Trivibe
Viviane Pitaya

Encerramento – 16h
Rodrigo Alarcon

Júri
Cintia Camilly
Rodrigo Alarcon
Thiago Felix

3ª Eliminatória

19/08/2023

Abertura – 11h
Bárbara Fagundes

Apresentações competitivas – 12h às 15h15
Alcoóliques
Arlet y Tomi
Camil Música
Manada
Mayo Nelson
Natany Kreski
Paue
Sangue Raiz
Trio Casaca de Couro
Wannie Ramos

Encerramento – 16h
Graça Cunha

Júri
Stephanie Hahne
Fabiola Bemfeito
Luis Claudio Tocchio

Final

26/08/2023

Abertura – 11h
Mano Hick

Apresentações competitivas – 12h às 15h00
Atrações divulgadas a partir de 20/08 em tocaai.art.br

Encerramento – 16h
Bruna Black

Júri
Julia de Camillo
Thamires Andrade
Vander Lins