Música

The 1975 pode enfrentar processo após beijo gay de Matty Healy que cancelou festival na Malásia

Festival na Malásia que foi cancelado após beijo gay entre membros da banda The 1975 durante show pretende processar a banda. Saiba mais.

The 1975 tem show interrompido na Malásia
Reprodução/Twitter

O The 1975 corre o risco de enfrentar consequências legais depois que o vocalista Matty Healy criticou as leis anti-LGBTQIA+ da Malásia no mês passado.

Como te falamos anteriormente, durante o polêmico show da banda no Good Vibes Festival em Kuala Lumpur, o vocalista decidiu não se calar diante das leis rígidas do país que criminalizam a homossexualidade e, além de ter chamado o governo da Malásia de “bando de idiotas”, Healy beijou o baixista Ross MacDonald.

Enquanto estava apenas na sétima música do repertório, Matty informou aos fãs que precisava encerrar o show pois a banda havia “acabado de ser banida de Kuala Lumpur”. O ocorrido fez com que o governo da Malásia cancelasse não só o primeiro dos três dias do festival, como também toda a sua programação.

The 1975 pode ser processado por festival

Com o cancelamento do festival, a Future Sound Asia (FSA), responsável por organizar o Good Vibes, está se preparando para exigir uma compensação financeira do The 1975, e pode até mesmo entrar com um processo contra a banda em seu país natal, a Inglaterra.

Em um comunicado publicado pela Billboard (via CoS), a FSA declarou:

As ações da banda violaram intencionalmente o acordo que eles tinham com a FSA para sua apresentação no GVF2023. Essa violação levou ao cancelamento do festival, resultando em perdas financeiras significativas para a FSA e impactando negativamente artistas e empresas locais que dependiam do sucesso do festival – afetando a subsistência de muitos malaios.

A FSA valoriza profundamente a confiança que os fãs e as autoridades reguladoras depositaram nela ao longo dos anos. A organização permanece inabalável em seu compromisso de promover experiências vibrantes de música ao vivo na Malásia, garantindo total conformidade com as leis e regulamentos locais.

O advogado da FSA, David Matthew, compartilhou mais alguns detalhes do processo em uma declaração à Rolling Stone, informando que a banda teria de fato cometido uma quebra de contrato. Ele acrescentou:

O representante do Sr. Healy forneceu categoricamente uma garantia por escrito antes do show de que a apresentação ao vivo do Sr. Healy e do The 1975 seguiria todas as diretrizes e regulamentos locais durante sua apresentação na Malásia. Apesar disso, a garantia foi ignorada e as ações da banda claramente violaram o acordo com a Future Sound Asia. Isso levou ao cancelamento do festival que, por sua vez, causou perdas significativas para a Future Sound Asia.

Parece que a briga ainda vai longe! Relembre o momento em questão no vídeo ao final da matéria.

Matty Healy foi criticado até mesmo por comunidade LGBTQ+

Apesar da atitude afrontosa, Matty Healy chegou a ser criticado até mesmo pela comunidade LGBTQ+ malaia. Para alguns destes, o músico colocou a comunidade local em risco e foi embora, deixando os fãs para “lidar com as consequências”, incluindo o cancelamento de um dos maiores eventos de música do país.

Após o incidente, o Muse, que foi a primeira banda internacional a tocar na Malásia depois do show do The 1975, decidiu tirar uma canção do seu repertório habitual para supostamente não ter problemas no país.

A postura foi elogiada por um dos organizadores do show da banda britânica, mas Matty Healy mostrou que não tem arrependimentos e reagiu com sarcasmo à notícia da mudança de setlist. Saiba mais detalhes aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=tyWxYOJNXy0&pp=ygUZbWF0dHkgaGVhbHkga2lzcyBtYWxheXNpYQ%3D%3D