Já testemunhamos algumas vezes o poder que plataformas como o TikTok têm de influenciar o gosto musical das novas gerações, e o Deftones parece estar tendo mais popularidade do que nunca com a ajuda disso.
A icônica banda liderada por Chino Moreno, que tem como seu disco mais recente Ohms (2020) e é dona de clássicos dos anos 90 e 2000 como “My Own Summer (Shove It)”, “Change (In the House of Flies)” e muitos outros, tem superado nomes clássicos do Rock na lista de artistas mais ouvidos da semana no Spotify.
De acordo com dados dos EUA compartilhados pela newsletter Stream n’ Destroy, o Deftones teve números de reprodução no Spotify melhores que grupos lendários, ocupando o 122º lugar geral entre os mais ouvidos do país e superando nomes como Queen (127º), Metallica (132º), Red Hot Chili Peppers (134º), Nirvana (139º) e AC/DC (176º).
O ranking da lista citada foi liderado por Fall Out Boy, seguido por Jelly Roll, Linkin Park e Paramore. Como contamos por aqui, aliás, estes quatro foram os únicos nomes do Rock e Metal a ficarem entre os 100 mais ouvidos de forma geral.
Deftones e sua popularidade entre os jovens
Em Maio deste ano, uma publicação no Twitter chamou a atenção de muitas pessoas ao revelar que, segundo um professor do ensino médio em Nova York, nos EUA, os jovens de hoje em dia estão ouvindo grupos de Rock Alternativo como Deftones e Smashing Pumpkins.
Te contamos aqui que Chino Moreno e sua banda viram músicas como “Cherry Waves” e “Change (In the House of Flies)” viralizando como trilhas sonoras de trends no TikTok, o que pode ser um dos fortes motivos pelo qual o Deftones está obtendo posições de destaque em listas de reproduções.
Você pode relembrar ambas as faixas ao final da matéria, e clicando aqui você confere o lançamento mais recente de Chino com sua outra (e ótima) banda, o ††† (Crosses).
Nu Metal e a nova geração
Recentemente, Jacoby Shaddix, vocalista do Papa Roach, também refletiu sobre a renovação do Rock e apontou em entrevista que sua própria banda e outras ligadas ao Nu Metal, como Deftones e KoRn, são “os próximos Metallicas”.