O ano de 2023 está especial para quem é fã de filmes de terror, com grandes diretores como M. Night Shyamalan fazendo alguns de seus melhores trabalhos em anos, e novos talentos como Brandon Cronenberg quebrando recordes de bilheteria.
Pensando nisso, o portal especializado Polygon rankeou os 10 melhores filmes de terror do ano até aqui, dando notas de 1 a 5 para a quantidade de sustos e o nível de gore (estilo repleto de sangue e violência), chegando à “pontuação de medo” total, que vai de 0 a 10.
A lista conta com filmes populares como A Morte do Demônio: A Ascensão e Fale Comigo, e outros mais conceituais e underground, como Bicho-Papão: O Conto e Skinamarink. Imperdível pra quem é fã do gênero e está procurando a próxima pedida!
Confira abaixo o ranking adaptado pelo TMDQA!, organizado do menos para o mais assustador. Clique aqui para conferir a lista original, em inglês!
10 melhores filmes de terror de 2023
M3GAN
Com classificação para 13 anos, M3GAN é uma comédia de terror com ênfase na comédia, sendo um dos filmes mais divertidos e menos assustadores da lista. A história segue uma engenheira de brinquedos que cria uma robô para cuidar da sobrinha que acabou de ficar órfã, e é claro que as coisas acabam saindo do controle.
Pontuação de medo
Terror: 1/5
Gore: 2/5
Nota final: 3/10
LEIA TAMBÉM: Os 25 melhores filmes de terror dos últimos anos segundo o Rotten Tomatoes
O Exorcista do Papa
Também com pitadas de comédia, O Exorcista do Papa é um filme de exorcismo muito bem feito, bastante assustador, tem alguns momentos visuais fantásticos e um mistério por trás de tudo que vai te manter preso à tela.
Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 2/5
Nota final: 4/10
Sobrenatural: A Porta Vermelha
Assim como em toda a franquia Sobrenatural, A Porta Vermelha oferece sustos criativos, excelentes designs de monstros e demônios e uma pitada de humor. O episódio mais recente marca a estreia de Patrick Wilson, o protagonista da saga, como diretor de um longa.
Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 2/5
Nota final: 4/10
Bicho-Papão: O Conto
Esta adaptação de um conto de Stephen King também é classificada para 13 anos, ao mesmo tempo em que conta uma das histórias mais sombrias do ano – um pai e suas duas filhas que são atormentados por uma presença estranha. É um filme sobre luto e trauma sendo refletido de forma sobrenatural.
Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 2/5
Nota final: 5/10
Sick
Primeiro slasher da lista, Sick usa a pandemia de COVID-19 como pano de fundo para o tradicional plot dos “jovens isolados em uma cabana”. O diretor John Hyams é mestre em criar tensão, ritmo e cenas brutais, e aqui ele juntou tudo em apenas 80 minutos de filme.
Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 3/5
Nota final: 5/10
Piscina Infinita
Voltamos à ficção científica neste filme protagonizado por Alexander Skarsgård, que mostra uma visão distópica de mundo um mundo sem leis, que serve apenas como “parque de diversões” para bilionários. A história inclui clonagem, festas de assassinato e orgias movidas a drogas.
Pontuação de medo
Terror: 2/5
Gore: 4/5
Nota final: 6/10
Batem à Porta
O mais recente thriller de terror psicológico de M. Night Shyamalan acompanha uma família que é sequestrada por quatro homens fortemente armados. A mando de um “poder superior”, eles exigem que a família sacrifique um dos seus, senão todas as pessoas do planeta serão exterminadas, exceto eles.
Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 2/5
Nota final: 6/10
Skinamarink: Canção de Ninar
A estreia do diretor Kyle Edward Ball no terror foi produzida com um orçamento de apenas U$15 mil, financiado por crowdfunding e filmado na casa de infância de Ball no Canadá. O filme segue o estilo “filmagem amadora” com cenas longas, desenhos animados macabros e toda a estética de “cult”.
Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 3/5
Nota final: 6/10
A Morte do Demônio: A Ascensão
Mais uma franquia desta lista, A Ascensão é provavelmente o melhor capítulo da saga A Morte do Demônio. Ele tem pitadas de humor, de terror psicológico, um enredo fácil de se relacionar, boas atuações, novas abordagens para a possessão e muito, mas muito sangue.
Pontuação de medo
Terror: 3/5
Gore: 4/5
Nota final: 7/10
Fale Comigo
Um dos lançamentos mais aguardados do ano, Fale Comigo não decepcionou o hype e trouxe uma história um tanto inovadora. Na trama, alguns jovens descobrem uma mão embalsamada que permite cumprimentar rapidamente o mundo espiritual, e decidem usar esse poder como “entorpecente” para darem uma festa.
Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 5/5
Nota final: 9/10
The Outwaters
Mais um ao estilo “filmagem amadora”, só que The Outwaters mantém a violência no centro das imagens, apesar de se passar no deserto de Mojave, onde alguns jovens escolhem se aventurar. Com produção incrível, é a perfeita mistura de gore explícito com terror conceitual.
Pontuação de medo
Terror: 4/5
Gore: 5/5
Nota final: 9/10