Brasília será palco de mais uma edição do Favela Sounds, que neste ano montou uma programação pensando nos caminhos e potências das narrativas periféricas tendo como tema “As muitas formas de narrar”.
A sétima edição do tradicional evento segue seu objetivo de ocupar o Museu Nacional e diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal com atividades gratuitas pensadas para estimular a inclusão produtiva da juventude da favela e provocar encontros entre diferentes gerações e regiões periféricas do Brasil.
O festival realizará sua noite de abertura na próxima segunda-feira, 28 de Agosto, no Auditório I do Museu Nacional da República, no Distrito Federal, e contará com um bate-papo entre a premiada poeta Elisa Lucinda e a funkeira e ativista carioca MC Carol.
A “Arena da Palavra” também receberá em sua primeira noite a grande final da Batalha das Batalhas de Rima, que teve início durante as semanas anteriores, junto com algumas oficinas e também o show da cantora paraibana Bixarte.
Nos dias 30 e 31 de Agosto, o Favela Sounds, que se consolidou com um dos maiores festivais de cultura periférica do Brasil, irá apresentar debates sobre o mercado criativo a diferentes Institutos Federais de Brasília (IFB).
Na programação, Marta Carvalho apresenta atividade com o tema “Viver de Publicidade”, Karen Cunha fala sobre “Viver de Ideias” e Michelly Mury aborda “Viver de Música”.
O Baile da sétima edição do Favela Sounds.
Nos dois últimos dias do projeto, marcados para os dias 1 e 2 de Setembro, acontecerá a parte mais conhecida e esperada pelo público: O Baile.
Neste ano, representantes de comunidades periféricas de Norte a Sul vão marcar presença apresentando ao público vozes e beats que apontam para o futuro da música brasileira em um line-up pautado pela predominância e o protagonismo de artistas mulheres.
No sábado (1), o Favela Sounds irá receber os shows das talentosas irmãs paulistas Tasha & Tracie e da poderosa Lia Clark, além de performances de TRP.P (Canadá), Eva do Santo Amaro (RJ), Barbie Plus Size (PA/PR) e muito mais.
Já no domingo (2), o evento contará com apresentações da rapper Clara Lima (MG), da veterana do funk carioca Deize Tigrona e da rapper Slipmami (RJ), além de muitos outros convidados.
A entrada para os shows é gratuita, mas o ingresso precisa ser retirado através do Sympla.
Confira a programação completa abaixo.
Programação Favela Sounds 2023
28 de agosto – Abertura (Arena da Palavra)
Local: Auditório I do Museu Nacional
19h: Abertura do festival – solenidade
19h20: As muitas formas de narrar: um encontro entre gerações de rainhas da canetada. Bate-papo entre a premiada poeta Elisa Lucinda e a funkeira e ativista carioca MC Carol.
20h40: Final da Batalha das Batalhas
21h30: Show da cantora paraibana Bixarte
30-31 de agosto – Debates em instituições públicas de ensino
30 de agosto: Viver de Publicidade com Marta Carvalho no IFB
30 de agosto: Viver de Música com Michelly Mury no IFB
31 de agosto: Viver de Ideias com Karen Cunha no IFB
O BAILE
1 de setembro
Margaridas (DF)
DJ Cxxju (DF)
TRP.P (Canadá)
MC Luanna (SP)
Barbie Plus Size (PA/PR)
Tasha & Tracie (SP)
Eva do Santo Amaro (RJ)
Lia Clark (SP)
DJ Anderson do Paraíso (MG)
2 de setembro
Hate RCT (DF)
DJ Ketlen (DF)
Clara Lima (MG)
Filhos de Dona Maria convida Toninho Geraes (DF/MG/RJ)
DJ V4ne MRQS (PR)
Deize Tigrona (RJ)
UMiranda (DF)
Slipmami (RJ)
Mu540 (SP)
Serviço – Oficinas online do Favela Sounds 2023
Data: 28 de agosto a 2 de setembro de 2023
Local: Museu Nacional da República + RAs
Entrada franca mediante retirada de ingressos no Sympla.