A gente sabe que o uso da Inteligência Artificial para criar novas versões de diversas músicas anda completamente desenfreado e, dessa vez, o que chamou a atenção foi a utilização da IA para colocar Julian Casablancas interpretando o hit “Fluorescent Adolescent”, do Arctic Monkeys.
A canção gerada pela assustadora tecnologia mostrou que o vocalista do The Strokes cairia muito bem caso resolvesse fazer sua versão (real) do sucesso eternizado na voz de Alex Turner – como você pode conferir no vídeo ao final da matéria.
Vale lembrar que “Fluorescent Adolescent” está no segundo álbum de estúdio do AM, Favourite Worst Nightmare (2007), e raramente entra no repertório dos shows atuais da banda Indie britânica apesar de ser querida por boa parte dos fãs.
YouTube tenta proteger direitos autorais dos artistas em relação à IA
Por falar nas inteligências artificiais, diversos mercados vêm tentando se adaptar da melhor forma às consequências que esta tecnologia em específico provoca no que tange à propriedade intelectual e aos direitos autorais.
O YouTube, por exemplo, organizou um conjunto de normas para determinar até que ponto músicas geradas por IA podem chegar sem prejudicar os artistas que estejam de alguma forma ligados à nova criação.
Dessa forma, a plataforma do Google trabalha com o intuito de proteger os detentores de direitos autorais e criadores originais das faixas sem restringir a disponibilização de conteúdos em IA.
Será que vai dar certo?
LEIA TAMBÉM: Mia Khalifa elege Arctic Monkeys como a melhor banda da história