Você já reparou nas semelhanças entre composições de Caetano Veloso e do Paramore? Não? Bom, a verdade é que as duas não têm realmente nada a ver, mas de alguma forma o músico brasileiro acabou sendo creditado como coautor do hit “Misery Business” em uma atualização recente do Spotify.
Do mais completo nada, Caetano apareceu ao lado de Hayley Williams e Josh Farro entre os compositores da canção que foi lançada no disco RIOT!, de 2007, e é claro que essa informação chegou no Twitter e virou tema de discussão.
Enquanto algumas pessoas têm entrado na brincadeira — como é o caso de Lucas Silveira, da Fresno, que até “inventou” uma música de Caê para tornar a história mais crível —, o perfil Paramore Brasil já tinha reparado nisso há algum tempo e foi atrás dos dados oficiais sobre a composição e confirmaram que, sim, se trata de um erro na plataforma de streaming.
Hayley e Josh são de fato os dois únicos autores da música segundo a ASCAP, que regula os dados oficiais nesse sentido. Portanto, a inclusão de Caetano Veloso se deu por causa de algum bug na base de dados que alimenta o Spotify, e não por qualquer tipo de sample ou interpolação. Já pensou?
E o Péricles?
Em tempo, muita gente também destacou que, agora, só falta a plataforma creditar outro brasileiro: Péricles. A brincadeira surge por conta de um mash-up sensacional entre “Até Que Durou”, faixa lançada pelo cantor no álbum Em Sua Direção (2018), e “Misery Business” que viralizou na internet há algum tempo.
Você pode conferi-lo clicando aqui e relembrar “Misery Business” logo abaixo.
Caetano Veloso é creditado como coautor de clássico do Paramore
Finalmente creditaram o Caetano! https://t.co/lpdEp4gmEk
— Lucas Silveira (@lucasfresno) August 29, 2023
Esclarecendo: é um erro da base de dados que alimenta o @SpotifyBrasil 😉
No registro oficial da música (ASCAP), somente Hayley e Josh são creditados como compositores da música. https://t.co/i6whHC1aTa pic.twitter.com/68SwQyjCWV
— Paramore Brasil (@paramorebrasil) June 29, 2023