Morreu nesta quinta-feira (31) um dos personagens mais importantes para a cena Punk da Costa Leste dos Estados Unidos: Dave Stein, mais conhecido como o “Advogado do Hardcore”.
Ele ganhou destaque nos anos 80 na cidade de Albany, em Nova York, promovendo eventos de bandas locais. Logo fundou duas gravadoras que ajudaram a divulgar grupos do underground como Youth of Today, Beyond, Supertouch e Absolution.
Mais tarde, Dave Stein se formou em direito, mas não deixou de lado o seu amor pela música – ele passou a representar bandas de todos os estilos, do Emo ao Indie, como Taking Back Sunday e Portugal. The Man.
Segundo a newsletter Stream N’ Destroy, ao longo de sua carreira o “Advogado do Hardcore” foi creditado como conselheiro legal em mais de 60 álbuns de Rock.
Stein também aparece no famoso documentário In Effect ’91, que fala sobre o Hardcore de Nova York e relata a trajetória de bandas como Agnostic Front, Sick of it All e Gorilla Biscuits. A produção está disponível no YouTube (veja mais abaixo).
Dave Stein, o “Advogado do Hardcore”
No Facebook, a irmã de Dave Stein revelou que ele teve câncer quando era apenas um bebê e isso gerou sequelas para toda a vida, mas “nunca abalou sua atitude positiva”. A causa da morte, no entanto, não foi revelada.
Quem também se manifestou foi Eddie Reyes, ex-guitarrista do Taking Back Sunday, demonstrando a importância do “Advogado do Hardcore” para a trajetória da banda:
Dave, você foi um dos primeiros a acreditar em mim e nos garotos do TBS e sempre nos ajudou em tudo. Cara, eu vou sentir muito a sua falta. Você é uma lenda, uma inspiração e para sempre meu amigo.
Que descanse em paz!
LEIA TAMBÉM: Johnny Rotten culpa Ramones por associação do Punk com “toda a bobagem de jaquetas de couro”