Dave Grohl se empolga e Foo Fighters presenteia Curitiba com show histórico de 3 horas

Dave Grohl se empolga, Foo Fighters toca músicas de todos seus discos e plateia homenageia Taylor Hawins em Curitiba. Veja vídeos, resenha e setlist.

Foo Fighters em Curitiba, 2023, Rock
Foto por Diego Castanho / Foo Fighters Brasil

Definitivamente, o Foo Fighters gosta de fazer longos shows no Brasil.

A atual turnê da banda, que divulga o novo disco But Here We Are, tem rolado em diversas cidades dos Estados Unidos e, por lá, Dave Grohl e companhia têm feito shows que variam entre 17 e 20 músicas, chegando no máximo a duas horas e meia de duração.

Publicidade
Publicidade

Em Curitiba, nessa noite de 07 de Setembro, foram 23 canções, várias dedicações de amor ao Brasil e três horas de uma entrega pra lá de enérgica no palco.

Como Foi o Show do Foo Fighters em Curitiba

A banda iniciou seu set com a base do que vem tocando lá fora, abrindo os trabalhos com “All My Life”, “The Pretender”, “Learn To Fly” e “No Son Of Mine”.

Logo de cara, deu pra ver que o show seria especial, pois Dave Grohl disse que essa “seria uma longa noite”, que esse início era só o aquecimento e em praticamente todas as canções, o Foo Fighters fez improvisações e as levou a durações bem maiores do que as gravações originais.

Em “No Son Of Mine”, por exemplo, vieram trechos de “Enter Sandman” do Metallica e “Paranoid”, do Black Sabbath, em momentos onde Grohl disse que queria “conhecer a plateia”.

Falando com o público o tempo todo, o frontman da banda disse que é consenso no mundo todo, entre todas as bandas, que “o público brasileiro é o mais louco do mundo”, e chegou a afirmar que percebeu isso logo de cara quando veio aqui tocar com o Nirvana nos Anos 90.

Continua após o vídeo

Músicas de Todos os Discos

Em um momento, Dave agradeceu pelo público apoiar a banda há 28 anos e disse que ela tocaria músicas de todos os seus 10 discos já lançados.

A promessa foi cumprida, e todos os álbuns foram agraciados com pelo menos uma canção no setlist, sendo que o mais recente deles, But Here We Are, foi o campeão com cinco faixas.

Esse, aliás, foi o ponto agridoce da apresentação: melhor trabalho da banda desde Wasting Light, o disco parece ter sido esnobado pelo público, e nenhuma de suas músicas empolgou.

Em vários momentos onde eram tocados sons como “Rescued” e “Under You”, parecia que a Pista Premium havia virado um bar, com muita gente conversando e até virando de costas para o palco. Na hora do bis, que começou com a extensa “The Teacher”, isso ficou ainda mais evidente.

Violet Grohl, filha de Dave que tem feito backing vocals em momentos como “Shame Shame” e “Show Me How”, não veio ao Brasil, e enquanto a primeira música apareceu no show, a segunda ficou de fora.

Por outro lado, fãs “old school”, como o próprio Dave afirmou, foram presenteados com momentos como “Generator”, que não costuma aparecer nos shows.

Covers e Mensagens Emocionadas

As covers fazem parte dos shows do Foo Fighters há algum tempo, e nessa turnê não foi diferente.

Além das duas já citadas acima, a apresentação dos integrantes da banda veio repleta de versões, com Pat Smear tocando “Blitzkrieg Bop” do Ramones, Grohl celebrando o currículo do baterista Josh Freese e tocando Nine Inch Nails e DEVO, e o baixista Nate Mendel puxando “Sabotage”, clássico do Beastie Boys.

Ao terminar a apresentação, Dave ouviu que a plateia gritava seu nome, agradeceu pelo carinho e tocou “Stairway To Heaven”, do Led Zeppelin, coisa que disse que nunca havia feito na vida.

Mais ao final do show, um momento emocionante aconteceu quando o vocalista disse que a banda nunca mais iria parar de tocar a próxima música em seus shows, já que ela era a favorita do saudoso baterista Taylor Hawkins.

Veio então a belíssima “Aurora”, coroada por uma ativação dos fãs, que levaram balões brancos para o local.

Ao final das contas, quem esteve em Curitiba viu mais um showzão do Foo Fighters, que parece tirar fôlego de onde nem tem para seguir em frente e viver a vida.

Dave Grohl parecia mais emocionado e enérgico do que nunca, mesmo após ter perdido a mãe e seu melhor amigo, e antes de tocar “Everlong” na saideira, afirmou que existe um “relacionamento” entre banda e público após tantos anos: “nós só ajudamos a salvar as suas vidas porque vocês ajudam a salvar as nossas.”

Amanhã (09) a banda toca no festival The Town em São Paulo.

Setlist após o vídeo

Setlist – Foo Fighters em Curitiba (07/09)

  1. All My Life
  2. The Pretender
  3. Learn to Fly
  4. No Son of Mine
  5. Rescued
  6. Walk
  7. Times Like These
  8. Under You
  9. La Dee Da
  10. Breakout
  11. My Hero
  12. This Is a Call
  13. The Sky Is a Neighborhood
  14. Shame Shame
  15. Nothing at All
  16. These Days
  17. Generator
  18. The Glass
  19. Monkey Wrench
  20. Aurora
  21. Best of You
    Bis:
  22. The Teacher
  23. Everlong

Mais Vídeos

Veja mais vídeos da noite acessando o perfil oficial do TMDQA! no Instagram.

Sair da versão mobile