Que Brian May é o guitarrista do Queen provavelmente você já sabe, mas pode ser novidade que o lendário músico também é um astrofísico.
Inclusive, ele ajudou nesta semana a NASA a trazer de volta à Terra sua primeira amostra de material da superfície de um asteroide.
No domingo (24), foi realizado o pouso no nosso planeta da cápsula com o material que pode explicar como se deu a formação do Sistema Solar. May não estava junto à equipe durante a aterrissagem e pediu desculpas por sua ausência, mas comemorou no Instagram o desfecho da missão.
Ao compartilhar um vídeo sobre o projeto, Brian escreveu na legenda:
Resultado fantástico!!! Dia histórico!!! Amostragem bem-sucedida do material da superfície de um asteroide entregue com segurança à Terra.
Demais, né? Confira a publicação ao final da matéria, assim como um vídeo do pouso divulgado pela Nasa!
Brian May ajudou NASA em missão espacial
Segundo o jornal O Globo, a espaçonave OSIRIS-REx chegou à Terra sete anos depois do lançamento e trouxe amostras do asteroide próximo à Terra Bennu coletadas em 2020.
De acordo com a CNN, May criou imagens estereoscópicas a partir dos dados da nave espacial, permitindo ao líder da missão, Dante Lauretta, e à equipe localizar um lugar seguro para a aterrissagem e o recolhimento da amostra.
Agora, os investigadores esperam que a amostra coletada esclareça dúvidas sobre a origem do Sistema Solar e a gênese da vida na Terra. Aguardamos as próximas revelações!
We've spotted the #OSIRISREx capsule on the ground, the parachute has separated, and the helicopters are arriving at the site. We're ready to recover that sample! pic.twitter.com/ZmPyb8fyrR
— NASA Solar System (@NASASolarSystem) September 24, 2023