10 músicas dos Anos 70 que já atingiram 1 bilhão de reproduções no Spotify

Do Rock ao Pop, veja lista com 10 hinos atemporais que já atingiram 1 bilhão de reproduções no Spotify mesmo sendo lançados bem antes da plataforma existir.

AC/DC na capa de Highway to Hell e os melhores discos de Rock clássico

Uma das décadas mais importantes da história da música, os Anos 70 são marcados pela grande ascensão de grupos e artistas que pegaram tudo que saiu de bom na década anterior e eternizaram em canções atemporais.

Depois do sucesso de nomes como Beatles Rolling Stones na década anterior, por exemplo, bandas como AC/DCFleetwood Mac Queen elevaram as inovações musicais a outros níveis com base naquilo que vinha sendo construído, chegando a um resultado que se conecta com cada geração de uma forma diferente.

Prova disso é que, enquanto a década de 60 tem apenas 3 músicas que atingiram 1 bilhão de streams no Spotify, a década de 70 já tem pelo menos 11 canções no cobiçado Clube do Bilhão — uma playlist oficial que reúne todas as faixas que já alcançaram mais de 1 bilhão de reproduções na plataforma.

Vale lembrar que o Spotify foi popularizado entre 2011 e 2012, se tornando desde então o novo padrão para ouvir música nos últimos anos. Por isso, as estatísticas oficiais da plataforma privilegiam e muito os lançamentos feitos enquanto ela já era mais usada — ou seja, é natural que músicas lançadas de 2012 em diante sejam muito mais populares do que as mais antigas.

Abaixo, separamos 10 músicas que vão do Rock ao Pop e mostram o poder desses hits atemporais dos Anos 70!

ABBA – “Dancing Queen” (1976)

Sem dúvidas um dos maiores sucessos das pistas de dança na história, “Dancing Queen” é um hino atemporal na melhor definição do termo. Passada de geração em geração em muitos casos, a faixa já foi inserida até mesmo na cultura pop dos dias atuais e, não à toa, bateu a barreira de 1 bilhão de streams.

AC/DC – “Highway to Hell” (1979)

Em um tempo de auge do Rock, o AC/DC chamou atenção por seu peso e atitude, bastante inovadores à época. Prova do sucesso desse legado é que “Highway to Hell” continua como uma trilha sonora incrível para qualquer momento mais intenso, com impressionantes 1,3 bilhão de reproduções no Spotify para tirar qualquer dúvida.

Creedence Clearwater Revival – “Have You Ever Seen the Rain” (1970)

Outra que já rompeu e muito a barreira do bilhão, “Have You Ever Seen the Rain” é um grande hino há tempos. O streaming, aliás, pode até ter ajudado muita gente a finalmente descobrir que a música é do Creedence Clearwater Revival, banda cujo nome não atrai tantos olhares quanto o famoso refrão do hit com mais de 1,2 bilhão de plays.

Dire Straits – “Sultans of Swing” (1978)

Com quase seis minutos de duração, “Sultans of Swing” é um dos registros que mais mostram a diferença entre os tempos atuais e o passado. Com raras exceções, parece impensável um sucesso desse tipo para uma canção como o grande hit dos Dire Straits hoje em dia, ainda mais considerando as longas partes instrumentais da música. Um clássico!

Eagles – “Hotel California” (1976)

Falando em músicas longas, “Hotel California” é algo realmente impressionante. São mais de 1,4 bilhão de reproduções para o sucesso dos Eagles, que tem 06:31 de duração — muito bem explorados, claro, através de uma narrativa envolvente com um instrumental espetacular que sobreviveu muito bem ao teste do tempo.

Earth, Wind & Fire – “September” (1978)

Do you remember… É difícil não começar a cantar junto, né? Grande hit do Earth, Wind & Fire, “September” é outra que passou pelo mesmo processo que “Dancing Queen”, se tornando parte da cultura pop atual através até mesmo de memes e GIFs que ajudaram a canção a se manter viva nos tempos da internet e chegar a quase 1,4 bilhão de plays.

Fleetwood Mac – “Dreams” (1977)

O tamanho do Fleetwood Mac é indiscutível, mas é fato que a banda sempre esteve um pouco mais presa em seu próprio nicho até o sucesso surpreendente de “Dreams” no TikTok em 2020. Com isso, a faixa já chegou a 1,3 bilhão de reproduções e, agora, os olhares estão voltandos para “The Chain”, prestes a bater 950 milhões. O bilhão vem aí…

Lynyrd Skynyrd – “Sweet Home Alabama” (1974)

Dentro do universo roqueiro, talvez o Lynyrd Skynyrd seja mais conhecido por seu clássico “Free Bird”. Mas a música que realmente furou a bolha foi “Sweet Home Alabama”, um exímio Country Rock que não apenas tem quase 1,2 bilhão de plays como também exibe mais do que o dobro das reproduções da própria “Free Bird”, segundo maior sucesso do grupo — que, diga-se de passagem, não é do Alabama, e sim de Jacksonville, na Flórida.

Queen – “Bohemian Rhapsody” (1975)

Chegamos à música que é, inquestionalvemente, o maior hit dos Anos 70 nos dias de hoje. “Bohemian Rhapsody” não apenas tem impressionantes 2,2 bilhões de reproduções — muito mais do que a segunda banda mais ouvida desta lista — como também é responsável pelo único clipe da década a superar 1 bilhão de visualizações no YouTube. Histórico!

Queen – “Don’t Stop Me Now” (1979)

O segundo lugar geral da lista dos Anos 70 também é do Queen, com impressionantes 1,7 bilhão de plays para “Don’t Stop Me Now”. A inspiradora canção está bem atrás de “Bohemian Rhapsody”, mas também muito à frente de “September” e “Hotel California”, mostrando que o Queen realmente estava em outro nível.

Prova disso é que o grupo do saudoso Freddie Mercury já tem mais uma terceira música na lista, “We Will Rock You”, que foi lançada em 1977 e já tem mais de 1,1 bilhão de reproduções. Outras lançadas nos Anos 80 também estão no Clube do Bilhão, mas isso fica pra outra lista!