Música

5 filmes que mudaram de data por causa da Eras Tour de Taylor Swift no cinema

Filme sobre a turnê de Taylor Swift chegou aos cinemas nos EUA e causou um rebuliço no calendário de Hollywood. Confira as alterações

Taylor Swift na Eras Tour
Foto por Matt Swensen (via Reprodução/Instagram)

O filme-concerto Taylor Swift: The Eras Tour estreou em outubro de 2023 lá nos Estados Unidos e causou um alvoroço em toda a indústria. Aqui no Brasil ele só chega em 3 de novembro, mas já é possível ver alguns efeitos causados mundo afora.

Em Hollywood, por exemplo, The Eras Tour causou um efeito dominó que mudou todo o calendário do fim de ano, já que ninguém queria competir por salas com a loirinha. Pelo menos cinco filmes mudaram suas datas de estreia, e olha que os estúdios costumam trabalhar com muita antecedência nos anúncios dos seus lançamentos.

Publicidade
Publicidade

Continua após o vídeo

Confira algumas produções que tentaram fugir da concorrência de Taylor Swift e seu fandom extremamente apaixonado e quais foram as suas estratégias – algumas boas, outras nem tanto!

O Exorcista: O Devoto

Com certeza este foi o filme mais prejudicado pelo lançamento da Eras Tour. O Exorcista – O Devoto estava marcado para o dia 13 de outubro, mesmo dia da estreia do filme-concerto de Taylor. A decisão de antecipar a estreia foi rápida, mas a escolha por 6 de outubro ainda foi ruim, já que a produção foi simplesmente atropelada nas bilheterias depois de apenas uma semana em cartaz.

A ideia era que o filme estivesse nas maiores salas dos EUA durante todo o mês de Halloween, mas não existe sala IMAX que prefira esse terror duvidoso ao sucesso retumbante de Eras Tour.

Ordinary Angels

O próximo filme de Hilary Swank também estava previsto para o dia 13 de outubro, mas acabou sendo removido totalmente do calendário de estreias. O Deadline informou que The Eras Tour não foi o único motivo para o adiamento, já que Swank queria participar da divulgação e não estaria apta devido à greve dos atores de Hollywood.

Além disso, um filme de orçamento médio como esse precisa de toda divulgação possível, além de uma concorrência de menos impacto. Apesar de a decisão parecer radical, acabou sendo acertada.

Dinheiro Fácil (Dumb Money)

O filme do diretor Craig Gillespie tem todo aquele estilo de A Grande Aposta e promete estar em algumas categorias do Oscar, então não seria prudente perder espaço nos cinemas logo na estreia. Dito isso, Dumb Money foi antecipado para 29 de setembro lá na gringa, após ser exibido no Festival de Toronto e ter recebido boas críticas.

Além de conseguir uma boa margem até o lançamento do filme de Taylor Swift, a produção contou com o marketing boca a boca para se manter bem por algumas semanas. Aqui no Brasil, Dumb Money estreia com o nome Dinheiro Fácil só lá na frente, em 2 de dezembro.

What Happens Later

Depois de tanto tempo sem vermos Meg Ryan em uma comédia romântica, o filme que marcaria seu retorno estava agendado logo para 13 de outubro. Como boa parte do público de What Happens Later também é consumidor de Taylor Swift, mesmo que em diferentes demografias, o filme foi adiado para 3 de novembro.

Também é importante lembrar que comédias românticas perderam muito espaço nos últimos anos, então a volta de Meg Ryan pode ser uma carta na manga dos seus realizadores para alavancar a procura.

A Filha do Rei do Pântano

O filme protagonizado por Daisy Ridley foi outro que saiu do dia 13 de outubro para estrear apenas em 3 de novembro. Dirigido por Neil Burger, o suspense de ação é a típica produção de pode conseguir um sucesso surpresa de bilheteria – desde que não seja completamente engolido por um blockbuster.

Assim, é melhor concorrer com comédias românticas do que bater de frente com os swifties, não é mesmo?

Sair da versão mobile