Agora é oficial! A música inédita dos Beatles, “Now and Then”, ganhou sua aguardada data de lançamento.
Muitos fãs já estavam desconfiando que esta seria a música lançada pelo grupo. A faixa em questão foi uma composição feita pelo saudoso John Lennon em 1978, quando foi gravada e deixada em uma fita K7 com os dizeres “Para o Paul” pouco antes do falecimento do músico em 1980.
O single marcará a última canção com a presença dos quatro integrantes da banda e será disponibilizado na próxima quinta-feira, 2 de Novembro.
No dia anterior, 1 de Novembro, será lançado um pequeno documentário de making of da música, chamado Now and Then – The Last Beatles Song. Já no dia 3 de Novembro os fãs vão ser presenteados com um clipe da nova canção, feito por ninguém menos que Peter Jackson.
Confira o trailer do documentário sobre “Now and Then”, dos Beatles, ao final da matéria!
Música inédita dos Beatles e o uso de IA
Como falamos anteriormente, Paul McCartney apontou que a nova música dos Beatles só será lançada graças à tecnologia de Inteligência Artificial. Mas espera: não quer dizer que nada tenha sido recriado com a ferramenta.
Segundo o músico, trata-se de uma tecnologia que permitiu extrair a voz de John Lennon de uma demo antiga para que ele e Ringo Starr pudessem completar a faixa em questão juntamente com gravações do violão de George Harrison, retiradas das sessões originais de meados dos anos 90 com o produtor Jeff Lynne.
A faixa foi revisitada pelos músicos com a ajuda de Peter Jackson, que utilizou a mesma tecnologia de mixagem no documentário de 2021 The Beatles: Get Back. O produtor e sua equipe conseguiram separar o vocal de Lennon de outros sons da fita demo para que ele pudesse ser remixado adequadamente em uma nova música.
Além da nova música, os Beatles também anunciaram novas edições expandidas de 1962-1966 e 1967-1970 – os álbuns Red e Blue respectivamente – mixadas em estéreo e Dolby, que devem chegar em 10 de novembro.