O terceiro e último disco de estúdio do Nirvana, o elogiado In Utero, completou 30 anos de lançamento em 2023 e acaba de ganhar uma reedição bastante especial.
A obra foi lançada pelo saudoso Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl depois que os músicos ganharam fama mundial com o emblemático Nevermind (1991) e se tornaram a principal referência do movimento Grunge.
A nova versão de In Utero chega com 72 faixas no total, sendo 53 delas inéditas. Isso inclui dois shows completos de divulgação do disco, com um deles sendo a apresentação final da banda em Seattle, além de seis faixas bônus ao vivo gravadas em vários shows na mesma época.
As músicas originais do álbum, além de cinco faixas bônus e lados B, passaram por um processo de remasterização a partir das gravações analógicas originais assinado por Bob Weston, o único engenheiro além de Steve Albini que participou das sessões originais (via Consequence).
Nirvana lança reedição de 30 anos de “In Utero”
Para a felicidade dos fãs, o In Utero: 30th Anniversary chega com uma grande variedade de formatos físicos, incluindo um box Super Deluxe de 8 LPs de edição limitada, um box Super Deluxe de 5 CDs, 2 CDs de edição Deluxe e uma edição de vinil do LP e uma edição digital Super Deluxe.
As caixas físicas da edição Super Deluxe também incluem um painel frontal removível de acrílico com o icônico anjo do álbum; um livro de capa dura de 48 páginas com fotos inéditas; uma fanzine de 20 páginas; uma litografia do pôster da turnê de Los Angeles; três folhetos de shows; réplicas de bilhetes dos shows de Los Angeles e Seattle; quatro credenciais e mais surpresas.
Você pode ouvir In Utero: 30th Anniversary Super Deluxe ao final da matéria!
Krist Novoselic falou sobre projetos futuros do Nirvana
Recentemente, o baixista Krist Novoselic não conseguiu conter sua empolgação ao falar sobre as gravações de shows do Nirvana que seriam disponibilizadas na nova versão do In Utero. O músico demonstrou admiração pela inteligência virtual, ao apontar como os recursos ajudaram no tratamento do material.
Novoselic também surpreendeu muitas pessoas ao revelar que pode estar aberto a um show do Nirvana usando avatares ao melhor estilo ABBA Voyage, espetáculo que usa projeções dos integrantes do ABBA como uma espécie de holograma 4D que cruza as fronteiras entre o real e o digital.
Porém, como contamos aqui, ressaltou que isso dependeria da “quantia certa”.