A indústria do entretenimento perdeu um de seus grandes astros com a morte de Matthew Perry no último sábado (28).
Falecido precocemente aos 54 anos de idade, o ator que ficou conhecido mundialmente por conta de seu papel como Chandler Bing, da emblemático sitcom Friends, também interpretou outros personagens de destaque que mostram o legado de sua brilhante carreira.
Além do papel sarcástico e cativante que o consagrou no seriado, Perry provou sua versatilidade em projetos desafiadores como a série Studio 60 on the Sunset Strip, que explorou os bastidores de programas de entretenimento.
O ator também marcou presença em produções de destaque do cinema, como os filmes Dezessete Outra Vez (17 Again) e E Agora, Meu Amor? (Fools Rush In).
Para você conhecer ou relembrar um pouco mais das obras que contaram com Matthew Perry no elenco, confira abaixo uma lista com 5 melhores trabalhos do ator além de Friends, sem uma ordem específica!
Os 5 melhores trabalhos de Matthew Perry além de Friends
The West Wing (Nos Bastidores do Poder)
A série The West Wing aborda a história do Presidente dos Estados Unidos e de sua equipe na Casa Branca tentando equilibrar as necessidades do país com a realidade política de Washington, D.C., enquanto lidam com suas questões pessoais.
Matthew Perry, que havia trabalhado com o roteirista e produtor Aaron Sorkin em Studio 60 on the Sunset Strip, apareceu em três episódios de West Wing interpretando Joe Quincy, um conselheiro associado da Casa Branca que, durante seu breve mandato na administração Bartlet, descobre um escândalo que leva à renúncia do vice-presidente.
Embora sua participação tenha sido curta, o papel de Matthew na série lhe rendeu duas indicações ao Emmy de Melhor Ator Convidado em Série de Drama, em 2003 e 2004.
The Ron Clark Story (O Triunfo)
Matthew Perry também mostrou sua versatilidade enquanto ator ao estrelar o filme de drama The Ron Clark Story, ou O Triunfo em português, que o rendeu indicação ao prêmio de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão do Emmy, Golden Globes e Screen Actors Guild Awards.
A obra dirigida por Randa Haines aborda a trama de Ron Clark, um professor idealista que deixa sua pequena cidade natal para lecionar e se aventurar em um novo emprego em Nova York, onde enfrenta alguns problemas com os alunos mas mostra uma sensibilidade inexplicável com eles.
Fools Rush In (E Agora, Meu Amor?)
Outro destaque da carreira de Matthew foi seu papel no filme de comédia romântica Fools Rush In (ou E Agora, meu Amor?), estrelado também por Salma Hayek.
O longa retrata a história entre o agente imobiliário Alex Whitman, que tem um único encontro amoroso com Isabel Fuentes em Las Vegas e descobre três meses depois que ela está grávida.
Enquanto sofre pressão dos dois lados da família, Alex recebe a proposta de uma promoção em Nova York e fica dividido entre sua nova vida em Las Vegas e o sucesso profissional que teria com esta promoção.
17 Again (Dezessete Outra Vez)
Outro papel de destaque do ator norte-americano foi no longa 17 Again, que no Brasil foi lançado como Dezessete Outra Vez. A obra é estrelada por Perry ao lado de Zac Efron e Leslie Mann.
O filme conta a história de Mike, que no ensino médio foi uma estrela do basquete e tinha um futuro promissor, mas jogou as coisas para o alto ao casar-se com sua namorada, que estava grávida.
Quase 20 anos depois, com o casamento arruinado e um trabalho que não o leva para lugar algum, seus filhos o consideram um fracassado. Milagrosamente, ele volta a ser um adolescente de 17 anos e tem a chance de corrigir os erros que cometeu no passado.
Studio 60 on the Sunset Strip
Matthew Perry também chamou atenção com sua atenção na série Studio 60 on the Sunset Strip, de Aaron Sorkin, que foi extremamente aclamada pela crítica — ainda que muito ignorada pelo público.
A produção de drama e comédia mostra os bastidores de um programa de comédia de televisão e Perry interpreta Matt Albie, um roteirista de comédia viciado em remédios. O elenco também contou com outros renomados talentos como Bradley Whitford e Sarah Paulson.
Matthew foi indicado ao Satellite de Melhor Ator em Série de Drama em 2006 por conta de seu personagem.