Paul Stanley, consolidado como uma lenda do Rock, refletiu recentemente sobre sua trajetória enquanto guitarrista e vocalista do KISS ao longo de cinco décadas e relembrou algumas de suas maiores referências da guitarra.
Em conversa com a Guitar World, o astro aproveitou para explicar o que ele acredita que faz de alguém um grande guitarrista e destacou alguns instrumentistas inovadores do Rock ao mesmo tempo em que apontou que os guitarristas de base, como é o seu caso, são tão importantes quanto os guitarristas principais. Ele explicou:
Isso não é de forma alguma uma cutucada em um guitarrista solo, mas é difícil dançar se você não tem a base. Eu sempre esperei elevar e chamar a atenção para a importância de um guitarrista base.
Stanley também declarou que, mesmo com o fim iminente do KISS, sua abordagem geral em relação ao uso de guitarras não mudou muito ao longo dos anos:
Ainda acredito em conectar uma boa guitarra a um bom amplificador. Nunca fui fã de tapping, truques ou alavancas. E claro, há alguns grandes nomes, como Eddie Van Halen e Randy Rhoads, que o fizeram, mas o que eles fizeram veio de algum lugar. E há um monte de gente que não tem ideia de onde isso veio, e é por isso que você precisa ter profundidade. Você precisa ter uma base para além do que está fazendo.
Na entrevista, Paul Stanley compartilhou o nome dos guitarristas que ele admira e que, de certa forma, influenciaram sua forma de tocar, e você pode conferir a lista abaixo com as explicações do músico!
Os 13 guitarristas favoritos de Paul Stanley
Os três Kings (Albert, Freddie e B.B. King)
Em termos de rotas, quer as tenha aplicado totalmente ou não, tenho que começar com Albert, Freddie e B.B. King. Não é uma questão de você imitar os músicos que o inspiraram; é que você ingere o que eles fazem e deixa que isso se torne parte da referência e do vocabulário. Sempre pensei que se você ouvir apenas um tipo de música, esse tipo de música se tornará incestuoso com o que você está fazendo e você não trará nada de novo ao que está fazendo.
Depois que superei Eddie Cochran e aquela época, eu era um cara do Folk com uma gaita no pescoço. Mas eu também gostava de Albert, Freddie e BB, junto com caras como Sonny Terry, Brownie McGehee, Junior Wells e Buddy Guy. Para mim, existem dois tipos de música – a boa e a ruim – e você fica desnutrido se ouvir apenas uma.
Jimmy Page
Jimmy Page, para mim, é a consumação do que é ser um guitarrista. Ele é Beethoven. Ele pinta com a música de uma forma tão estelar. E eu sei que há muitos guitarristas britânicos sobre os quais falamos e as pessoas dizem: ‘Quem é melhor, esse cara ou aquele cara?’ Bem, vou te dizer uma coisa: só houve um desses músicos que conseguiu ir além e trabalhar fora da ideia que havia sido estabelecida inicialmente, e esse músico é Jimmy.
Ele não é rock ou metal; ele é a verdadeira música do mundo todo, que abrange muito. Seu amor pela música é palpável; ele é um showman incrível e um guitarrista solo e consagrado.
Pete Townshend
Pete Townshend é alguém que claramente prefere, na maior parte do tempo, evitar solos chamativos. Todas as suas músicas são basicamente baseadas em acordes — sejam inversões ou não, são baseadas em acordes.
Isso é algo que sempre levei a sério e trabalhei para aplicar em meu próprio jeito de tocar. Ele também é um grande showman e um exemplo fantástico da importância do ritmo, e não do exagero.
Richie Havens
Eu o mencionei anteriormente como alguém que eu notei, e é por um bom motivo. Se você quer ser um grande guitarrista base, recomendo que assista a Richie Havens. Mas você realmente tem que ouvir com atenção e entender o que ele está fazendo porque é incrível. O que Richie Havens foi capaz de fazer com a mão direita foi totalmente insano.
Mais uma vez, nunca ouvi nada parecido, mas quando ouvi, causou um grande impacto em mim em termos de como a base poderia ser e deveria soar dentro da estrutura de uma música.
Steve Marriott
Sempre adorei Humble Pie; Steve Marriott foi uma grande parte do porquê. Steve era sem dúvida um guitarrista solo muito respeitável, mas seu trabalho com a base era como se fosse concreto, a ponto de ser literalmente imóvel.
Eu vi Steve no Fillmore quando era muito mais jovem, e o que vi teve um efeito indelével em mim enquanto jovem guitarrista. Humble Pie e a forma de tocar de Steve eram uma grande parte do que eu tinha em mente quando o KISS começou.
Malcolm Young
Ele veio depois de mim, mas devo mencionar Malcolm Young. Claro, sabemos que ele é um dos maiores guitarristas base de todos os tempos. Se você passou algum tempo ouvindo a música do AC/DC, saberia que, embora Angus seja um guitarrista solo incrível, Malcolm Young é claramente a base que permite a Angus fazer o que ele faz tão bem.
Não é totalmente a mesma coisa, e o KISS é uma banda diferente do AC/DC, mas eu tenho uma mentalidade semelhante. E como eu disse antes, se você entende o que o KISS faz como banda, você pode ouvir isso, especialmente quando tocamos ao vivo.
Jimi Hendrix
Claro, há Jimi Hendrix. Vi Hendrix duas vezes com Mitch Mitchell, e foi como assistir a algo de outro planeta. Era totalmente indefinível.
Menciono Mitch Mitchell porque, no KISS, Eric [Singer] costuma dizer que me segue e me observa em busca de mudanças. A relação entre um guitarrista base e um baterista é significativa, tão significativa quanto a bateria e o baixo. Aprendi isso desde cedo. Ver Jimi foi muito inspirador para mim.
Neil Young
Outro, talvez menos óbvio que outros, seria Neil Young. No acústico, Neil é simplesmente fantástico. Na verdade, prefiro seu jeito de tocar no acústico do que o elétrico, mas isso é apenas uma questão de gosto.
Neil Young tem muita sutileza em seu ritmo e acordes. E suas escolhas são simplesmente fantásticas. Ele é um guitarrista realmente excelente, com muitas nuances pelas quais sempre fui atraído. Mas isso não quer dizer que ele não seja um grande músico no elétrico; é só para dizer que prefiro mais o que Neil faz no acústico.
Paul Kossoff
Lembro-me da primeira vez que ouvi Paul Kossoff porque foi extremamente significativo. Eu estava no carro e dirigindo, mas não tinha carteira de motorista há muito tempo. Mas quando liguei o rádio e ouvi Paul Kossoff tocando ‘All Right Now’ [do Free], tive que parar e recuperar o fôlego.
Seu domínio dos acordes enganava, no sentido do que parecia que ele estava fazendo versus o que ele realmente estava fazendo. E o solo era mais sobre o que ele não tocou do que sobre o que ele tocou. Vou sempre preferir isso do que um solo mais chamativo ou supostamente requintado.
Lindsey Buckingham
Não acredito que quase esqueci Lindsey [Buckingham], mas tipo assim, meu Deus, o cara faz o impossível. Mas o que é realmente ótimo em sua forma de tocar é que é como se fosse um híbrido da ‘palhetada de Travis’ [muito comum no Country] e um estilo Folk muito tradicional que ele realmente criou sozinho.
O que Lindsey Buckingham faz é atemporal e genuinamente inconfundível, e tornou aqueles álbuns clássicos do Fleetwood Mac muito especiais. Eu realmente nunca ouvi nada parecido ou alguém tocar do jeito que ele toca.
Nancy Wilson
Nancy é uma ótima guitarrista. E deixe-me apenas dizer que odeio a ideia das pessoas dizerem: ‘Ah, sabe, ela é boa para uma mulher’. Por que as pessoas têm que dizer isso? Dizer isso nega completamente o que se segue, não importa o que você diga. Você pode seguir com ‘Ela é tão boa’, mas perde todo o significado e impacto. Então, Nancy é ótima, ponto final. Sem mais.
Essa mulher é uma guitarrista base fantástica e, novamente, outra que é ótima no dedilhado. Isso por si só me inspira porque sempre fui atraído por músicos adeptos de algo enraizado em fundamentos e princípios básicos.