41 anos após a sua fundação, o Red Hot Chili Peppers finalmente chegou até Brasília. Com John Frusciante na guitarra, o grupo completado por Anthony Kiedis, Flea e Chad Smith finalmente fez sua estreia na capital federal nesta terça-feira (7) em um show que teve de tudo um pouco e realizou o sonho de muita gente.
Desde o início do show da banda de abertura, a interessante Irontom, o clima era bem agradável entre a plateia. O público cooperou com o carismático vocalista Harry Hayes e também fez barulho para Zach Irons, guitarrista do grupo e filho de Jack Irons, ex-baterista dos Peppers, principalmente quando foi tocada uma versão interessante de “Feel Good Inc.”, do Gorillaz.
A atração principal, claro, causou muito mais furor. Assim que os instrumentistas subiram ao palco para a tradicional jam que inicia os shows, já era possível ver olhos marejados, amigos se abraçando e casais se beijando — como falamos acima, o clima era de realização de um sonho.
Continua após o vídeo
Red Hot Chili Peppers trouxe repertório diferente para Brasília
Red Hot Chili Peppers abrindo o show em Brasília com “Around the World”! pic.twitter.com/rAXBwLMCKE
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 8, 2023
Logo de cara, o RHCP mostrou que veio para Brasília com um show diferente do Rio de Janeiro, cuja resenha você confere neste link. Com Flea bastante animado, a jam do início se conectou a “Around the World”, que substituiu “Can’t Stop” como música de abertura no show desta terça.
A sequência inicial inteira foi praticamente toda diferente: a única repetida entre as dez primeiras músicas foi “Soul to Squeeze”, mas até essa trocou de lugar no setlist. As escolhas vão de acordo com o gosto de cada um, é claro, mas alguns dos sucessos que fizeram falta no Rio de Janeiro marcaram presença em Brasília, como é o caso da incrível “Scar Tissue”.
Continua após o vídeo
With birds I’ll share… 🎶
Red Hot Chili Peppers tocando “Scar Tissue” e mostrando que vem com repertório diferente para o segundo show da turnê! 🫶 pic.twitter.com/QaBtCXZbVJ
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 8, 2023
Outra bastante aclamada que fez parte dessa primeira sequência foi “Dani California”, entrando no lugar de outra do disco Stadium Arcadium, “Snow (Hey Oh)”. Dali pra frente, no entanto, o Red Hot pareceu presentear os fãs fiéis do Centro-Oeste que esperaram tanto tempo para vê-los por aqui e deixou um pouco de lado aqueles mais casuais, que pensavam em assisti-los tocar hits mais conhecidos.
“Otherside”, por exemplo, ficou de fora — a escolhida da vez foi “Universally Speaking”. Outra ausência notável foi “Suck My Kiss”, trocada por “Throw Away Your Television”, um dos pontos altos da apresentação por conta da empolgação de Flea, contagiante do começo ao fim do show.
Continua após o vídeo
Red Hot Chili Peppers deixa gostinho de “quero mais” em Brasília
Em Brasília, Red Hot Chili Peppers trocou “Otherside” por “Universally Speaking”.
Qual você prefere? 👀 pic.twitter.com/6MCBGGMePI
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 8, 2023
Esbanjando sintonia do começo ao fim, o quarteto interagiu muito entre si e pouco com a plateia, ainda que Flea tenha conversado aleatoriamente com o público em alguns momentos. Kiedis pouco falou, e John e Chad permaneceram quietos na maior parte do show, ainda que tenham batido um papo interno em diversas ocasiões.
Apesar disso, o carisma dos Peppers é magnético e mal precisa de interações para ser percebido; no entanto, era notável que o público mais geral não estava com a atenção tão presa na parte do meio do show, mesmo quando a história foi feita e a banda tocou a belíssima “Wet Sand” pela primeira vez no país ou quando Flea cantou e tocou a divertida “Pea”.
Continua após o vídeo
Flea tocando “Pea” com o Red Hot Chili Peppers em Brasília ❤️ pic.twitter.com/SyAFFEIuuB
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 8, 2023
A escolha do setlist é sempre uma polêmica quando se trata do Red Hot Chili Peppers. Com tantos hits, a banda escolhe priorizar algumas músicas menos conhecidas, como no exemplo deste show é o caso de “I Like Dirt” e “Whatchu Thinkin'”, que certamente poderiam ser substituídas por outros sucessos para agradar uma parcela maior da plateia.
Os fãs fiéis certamente saem satisfeitos com o que viram na capital federal; afinal de contas, a história foi feita e eles ainda ganharam presentes como a performance de “I Could Have Lied”, que apareceu no lugar de “Under the Bridge”. Ainda assim, é difícil não sentir que o show deixa um gosto de “quero mais”: com menos de 2h de apresentação, escolher o repertório se torna uma tarefa realmente difícil.
Continua após o vídeo
Red Hot Chili Peppers tocando “I Could Have Lied” em Brasília ❤️ pic.twitter.com/4BzQvnZpYG
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 8, 2023
Ainda bem que o Red Hot Chili Peppers compensa tudo isso com um carisma inigualável, uma presença de palco inquestionável e um show irreparável. Voltem sempre!
Red Hot Chili Peppers em Brasília – fotos e setlist
Setlist:
1. Intro Jam
2. Around the World
3. Scar Tissue
4. Dani California
5. Universally Speaking
6. Aquatic Mouth Dance
7. Soul to Squeeze
8. I Like Dirt
9. Wet Sand
10. Throw Away Your Television
11. Pea
12. These Are the Ways
13. Tell Me Baby
14. Whatchu Thinkin’
15. Californication
16. Black Summer
17. By the Way
Bis:
18. I Could Have Lied
19. Give It Away