Passou rápido demais, mas a morte de Neil Peart – um dos maiores bateristas do Rock – já vai completar quatro anos em janeiro de 2024. Muitos detalhes sobre aqueles tristes dias foram relembrados agora por Geddy Lee, o vocalista, baixista e tecladista do Rush.
O músico canadense lançou nesta terça-feira (14) o livro Geddy Lee: A Autobiografia (“My Effin’ Life”, no título original). No dia anterior, ele esteve no Beacon Theatre em Nova York para ler alguns trechos e responder perguntas dos fãs.
A conversa foi conduzida pelo ator Paul Rudd (“Homem-Formiga”, “Um Jantar para Idiotas”), que é um grande fã do Rush e protagonizou em 2009 a comédia “Eu Te Amo, Cara”, que contou com breves aparições de Lee, Peart e do guitarrista Alex Lifeson.
Mas foi durante as perguntas da plateia que Geddy Lee relembrou a última vez que viu Neil Peart, em 2020, na reta final de sua batalha contra uma forma agressiva de câncer no cérebro que se arrastou por mais de três anos.
A última frase de Neil Peart para Geddy Lee
Segundo ele, o baterista demonstrou orgulho dos álbuns feitos ao lado dos companheiros de Rush (via Blabbermouth):
Nos últimos meses de vida, Neil escutava diversos álbuns do Rush e ficava analisando, procurando algum detalhe que ainda não tinha reparado. Quando ele infelizmente se foi, já tinha analisado todo o trabalho que fizemos enquanto banda. E a última vez que o vi… [respira fundo] ele queria me dizer que estava muito orgulhoso da música que fizemos juntos. Essas coisas são difíceis de falar. E me impressionou demais que, naquele momento em que estávamos sentados na varanda da casa dele. Quando saíamos de lá, não tínhamos como dizer se o veríamos novamente.
Ficávamos lá sentados e ele adorava fumar, sempre no mesmo horário. Ficávamos vendo alguns periquitos voando nas árvores ali perto, e somos nerds de pássaros, então podíamos falar sobre aquilo por horas. Mas ele começou a falar sobre aquelas músicas, o quanto significam para ele e o quanto ele queria que eu soubesse disso, que a nossa vida juntos enquanto grupo musical era importante para ele. Eu achei aquilo lindo.
Você pode ver logo abaixo o trecho do encontro entre Geddy Lee, do Rush, e o ator Paul Rudd durante a turnê “My Effin’ Life In Conversation”, em que o baixista fala sobre seu novo livro de memórias!
Geddy Lee fala sobre Neil Peart e mais em novo livro
Com lançamento pela HarperCollins e já disponível para pré-venda no Brasil, Geddy Lee: A Autobiografia mergulha desde a infância e a família do músico até a trajetória completa do Rush, entre detalhes das composições e histórias pessoais ao lado de Neil e Alex.
LEIA TAMBÉM: Membros remanescentes do Rush se reúnem para tocar “Closer to the Heart”; vídeo