Fãs de Indie e Rock Alternativo terão um domingão inesquecível e com todo o conforto nesse calor de São Paulo, no Balaclava Fest 2023!
Das 15h até o fim da noite, sete bandas vão passar pelo palco do Tokio Marine Hall, e o TMDQA! preparou um guia sobre o estilo de cada uma delas, e bandas similares que você pode curtir e nem sabia.
Veja abaixo as origens e os últimos lançamentos de bandas como Unknown Mortal Orchestra, American Football e Whitney, e nesta matéria especial você pode conferir 7 atrativos que só o Balaclava Fest tem, incluindo merch das bandas, facilidade de acesso e excelente visão do palco.
Ingressos para o Balaclava Fest
Ainda não garantiu seu ingresso?
Não tem problema! Ainda há entradas disponíveis para Pista e Camarote, e o TMDQA! descolou um desconto exclusivo de 30% nos valores das entradas.
Para garantir o seu, é só clicar aqui.
Um guia das atrações do Balaclava Fest
Whitney
Formada em 2015 em Chicago, nos Estados Unidos, a banda é famosa por ter um baterista-vocalista, Julien Ehrlich – que também já foi do Unknown Mortal Orchestra – e por levar muitos integrantes ao palco nos shows, criando uma atmosfera que passa pelo Folk, o Soul e o Dream Pop.
O grupo já foi elogiado por nomes como Elton John e Paul McCartney, e no ano passado lançou seu quarto álbum, o elogiado Spark.
Parecido com: Father John Misty, Beach Boys, Big Thief, Black Pumas, Boogarins
American Football
Ícone do chamado “Real Emo”, o American Football também saiu de Chicago e fez muito barulho com o álbum autointitulado de 1999 e se separou em seguida, mas fez um retorno triunfal 15 anos depois.
Nesses 12 anos de carreira, entre idas e vindas, o grupo liderado por Mike Kinsella irá se apresentar pela primeira vez para fãs brasileiros no Balaclava Fest! O disco mais recente também é autointitulado, de 2019.
Se você é fã de guitarras que fogem do comum, melodias incríveis e gêneros como Post-Rock e Indie, vai celebrar a obra dos caras.
Parecido com: Mineral, Death Cab For Cutie, Slowdive, Phoebe Bridgers, Terno Rei
Unknown Mortal Orchestra
Com integrantes nascidos em Auckland, na Nova Zelândia, a banda se estabeleceu em Portland, nos Estados Unidos, em 2009. Headliner do Balaclava, o grupo liderado por Ruban Nielson fará um show de 1h30 assim como o American Football.
Tempo suficiente para mostrar hits de seus cinco discos lançados desde 2011, incluindo o premiado Multi-Love (2015) e o mais recente V, que saiu em março deste ano. Para fãs da Tropicália brasileira, a banda promete muita psicodelia!
Parecido com: Melody’s Echo Chamber, Tame Impala, Pond, BADBADNOTGOOD, Os Mutantes
Hatchie
A cantora e compositora Harriette Pilbeam é nascida em Brisbane, na Austrália, e se tornou uma das principais representantes do Shoegaze no país, com elementos eletrônicos e guitarras melódicas em músicas dançantes.
Em pouco mais de 10 anos de carreira, ela lançou os álbuns Keepsake (2019) e Giving the World Away (2022), que já garantiram a ela quase 200 mil ouvintes mensais no Spotify.
Parecido com: Snail Mail, Alvvays, Soccer Mommy, The Cranberries, Gab Ferreira
terraplana + Shower Curtain
Não podia faltar música alternativa nacional no Balaclava Fest, e será em dobro! A banda terraplana, que lançou este ano o disco olhar pra trás, fará um show especial e exclusivo com a Shower Curtain, projeto da brasileira Victoria Winter com músicos do Brooklyn, nos Estados Unidos.
Os dois representantes do Rock de Curitiba já lançaram o single em parceria “meus passos”, e prometem um show de Dream Pop e Post Rock, incluindo músicas dos EPs da Shower Curtain lançados em 2020 e 2021.
Parecido com: Los Hermanos, Bruno Berle, eliminadorzinho, My Bloody Valentine, Narrow Head
PVA
Diretamente de Londres, na Inglaterra, o grupo liderado por Ella Harris e Josh Baxter está na ativa desde 2017, mas conquistou público e crítica com o álbum Blush, lançado no ano passado.
Os shows são verdadeiras “raves” Indie, com muitas batidas eletrônicas e melodias dançantes. Eles já tiveram um remix feito por Caroline Polacheck e abriram shows para nomes como Squid e Black Midi.
Parecido com: LCD Soundsystem, Fiona Apple, Working Men’s Club, alt-J, Ana Frango Elétrico
Thus Love
Promovendo um revival do Post-Punk dos anos 1980, a banda foi formada durante a pandemia em Vermont, nos Estados Unidos, e já teve destaque em veículos enormes como NME e BBC graças ao disco Memorial (2022).
A vocalista e guitarrista Echo Mars, o baterista Lu Racine e a baixista Ally Juleen são pessoas trans que identificam seu som como “Queer Punk”, passando também pelo Dance Rock.
Parecido com: The Replacements, Pale Blue Eyes, The Smiths, Dry Cleaning, Autoramas