Nos últimos dias, ficamos todos transtornados com a notícia de que uma fã de Taylor Swift morreu durante um show da artista no Rio de Janeiro.
A tragédia aconteceu na primeira apresentação da cantora na cidade e influenciou o adiamento da segunda, que foi remarcada para hoje (20) no mesmo estádio do Engenhão.
Ao se apresentar ontem (19) após a morte de Ana Clara Benevides, Taylor Swift não falou nada a respeito do que aconteceu e não homenageou sua seguidora, fazendo com que muita gente, inclusive fãs, cobrassem um posicionamento da artista que até agora não veio a não ser por uma mensagem genérica nos Stories do Instagram.
Fãs de Pearl Jam relembram tragédia
Com a discussão a todo vapor, fãs de Pearl Jam relembraram a triste “tragédia de Roskilde”, que aconteceu no ano de 2000.
O festival acontece na região de mesmo nome, que fica na Dinamarca, e acontece desde o ano de 1971 até hoje.
Há 23 anos, a banda liderada por Eddie Vedder fazia seu show quando um acidente fez com que pessoas caíssem e não conseguissem se levantar, ficando presas entre as pernas de outros espectadores e o chão.
Nove fãs de Pearl Jam morreram asfixiados e outros 26 ficaram feridos, em um episódio que acabou marcando a vida da banda para sempre.
Homenagens frequentes e Letra de Música
pearl jam em um dos seus auges quase acabou por conta do falecimento de fãs num festival da dinamarca… até hoje, 20
anos depois (23 para ser exata), homenageiam aqueles que se foram… e tem artista que prefere se abster e seguir como se nada tivesse acontecido. pic.twitter.com/V0j4tLnUfs— ça (@underthpea) November 20, 2023
Com uma atitude completamente diferente de Taylor Swift, os integrantes do Pearl Jam e os meios de divulgação oficiais da banda costumam falar sobre o assunto e homenagear as vítimas mesmo tanto tempo depois.
Em 30 de Junho de 2000, quando o acidente completou 20 anos, a banda compartilhou a imagem e o texto acima em suas redes sociais, além de uma carta maior em seu site.
Em 2002, no disco Riot Act, a banda lançou uma música chamada “Love Boat Captain”, cuja letra fala sobre o incidente:
É uma arte viver com dor
Misturar a luz em cinza
Perdemos nove amigos que nunca conheceremos
Há exatos dois anos hoje
E se as nossas vidas se tornassem muito longas
Isso somaria ao nosso pesar?
Taylor Swift ainda tem quatro shows pelo Brasil na The Eras Tour, um no Rio de Janeiro e três em São Paulo. Seria de bom tom, no mínimo, uma passagem que lembrasse a vida de Ana Clara durante uma das apresentações, mas não temos certeza de que ela irá acontecer.
LEIA TAMBÉM: Eddie Vedder relembra ajuda do The Who em momento trágico do Pearl Jam