Nesta terça-feira (21), Björk lançou em parceria com ROSALÍA a canção “oral”, que chegou acompanhada de um clipe liberado no YouTube.
O vídeo dirigido por Carlota Guerrero mostra as artistas em vestes de guerreira e simulando lutas de artes marciais dentro de um tatame. Visivelmente, os embates corporais foram protagonizados somente pela artista espanhola, que aparece em duas versões diferentes, às vezes sobreposta com o rosto de Björk.
O lançamento da cantora islandesa tem por objetivo reverter os lucros da faixa produzida por Sega Bodega para destino ao combate à piscicultura excessiva em seu país natal, a Islândia. Para quem não sabe, o termo se refere à criação comercial de peixes em tanques ou recintos artificiais, na maioria das vezes para alimentação.
Em publicação feita no Instagram, Björk havia compartilhado que, inicialmente, escreveu e gravou “oral” há cerca de 25 anos, quando tinha mais ou menos a mesma idade que ROSALÍA tem agora.
Na postagem, a artista, hoje com 58 anos, escreveu:
A criação industrial de salmão é horrível para o meio ambiente. O salmão de viveiro passa por um sofrimento imenso e causa graves danos ao nosso planeta. Esta é uma forma extraordinariamente cruel de fazer comida. A luta contra a indústria de rede aberta faz parte da luta pelo futuro do planeta… Ainda podemos reverter esta situação.
Confira o vídeo de “oral” ao final da matéria!
Filha de Björk estreou na carreira solo
No início do ano, como a gente te contou aqui, Ísadóra, filha de Björk, lançou nos serviços de streaming sua primeira música solo original, “bergmál”.
A canção foi liberada em parceria com o Post-dreifing, descrito como “um coletivo de arte, formado principalmente por jovens artistas, vindos de diferentes cantos da cena popular de Reiquiavique, capital da Islândia”, e aparece na compilação DRULLUMALL 4.
LEIA TAMBÉM: Vernon Reid (Living Colour) lança campanha para valorizar guitarristas “esquecidos” pelas redes sociais