Brasília teve o privilégio de receber na noite desta terça-feira (28) um show especial de Sir Paul McCartney no Clube do Choro.
Como te contamos aqui, a apresentação foi anunciada no mesmo dia pela manhã e reuniu menos de 500 pessoas que presenciaram uma performance histórica do icônico artista britânico, que encantou a todos com seus hits da carreira solo, canções dos Wings e clássicos dos Beatles.
Com um show marcado nesta quinta-feira (30) na Arena BRB Mané Garrincha, Macca decidiu fugir um pouco das grandes arenas e iniciar a perna brasileira de sua turnê Got Back em um dos espaços de música mais tradicionais de Brasília.
O tradicional Clube do Choro
Estamos falando sobre o Clube do Choro, associação fundada em 1977 por músicos que costumavam se reunir na casa da flautista francesa Odete Ernest Dias.
Outro importante nome para a fundação do clube foi o de Jacob do Bandolim (1918-1969) que, após ser curado no Rio de Janeiro de uma doença que o deixou de cama por quatro meses por dois médicos, também chorões e que moravam em Brasília, decidiu ficar um tempo na capital brasileira para prosseguir com o tratamento.
Enquanto estava morando por lá, o músico começou a reunir um time de instrumentistas da cidade em saraus informais e estes encontros ajudaram na formação do Clube do Choro.
Entre os participantes da associação estavam nomes como Pernambuco do Pandeiro, que tocou com Carmen Miranda, o flautista Bide, primo de Pixinguinha, e o trombonista Tio João, da Orquestra da Rádio Nacional e pelo menos outras 23 pessoas entre instrumentistas, jornalistas e entusiastas. O citarista Avena de Castro (1919-1981), amigo de Jacob, tornou-se o primeiro presidente da instituição.
Após um início de intensa atividades, o Clube entrou em decadência nos anos 1980. Passando cerca de duas décadas enfrentando problemas financeiros, a instituição conseguiu retornar à ativa e em anos recentes recebeu até shows especiais como parte do Festival CoMA, importante na programação cultural de Brasília.
Atualmente, a instituição ocupa um prédio projetado por Oscar Niemeyer em parceria com a Escola de Choro Raphael Rabello e fica localizado ao lado do Planetário de Brasília.
Em 2008, o Clube do Choro, que além de sua programação musical também recebe exposições e mantém uma coleção de discos e vídeos sobre o gênero brasileiro, foi tombado na condição de patrimônio imaterial do Distrito Federal. Escolha certeira de Paul!
Paul McCartney no Brasil
Após o show de Paul McCartney no local, muitos fãs apontaram as semelhanças do espaço com o famoso The Cavern Club, pub de Liverpool onde os Beatles se apresentavam com frequência durante os primeiros anos de sua carreira.
Tendo ainda mais um show em Brasília, este para o grande público, McCartney seguirá depois com as apresentações da turnê Got Back em Belo Horizonte nos dias 3 e 4 de Dezembro, em São Paulo nos dias 7, 9 e 10 de Dezembro, em Curitiba em 13 de Dezembro e no Rio de Janeiro em 16 de Dezembro.
Os últimos ingressos disponíveis podem ser adquiridos neste link.
Registros históricos do show de Paul McCartney no Clube do Choro, em Brasília!
(📸: MPL Communications/Divulgação) pic.twitter.com/HYzZk67Tpa
— Tenho Mais Discos Que Amigos! 🎶 (@tmdqa) November 29, 2023