Música

Lançamentos nacionais: Juliana Calderón, Pedro Palma, Os Barbapapas, MULATU e Bel Medula

Entre os lançamentos nacionais estão materiais de artistas e bandas como Juliana Calderón, Pedro Palma, Os Barbapapas, MULATO e Bel Medula.

Juliana Calderón lança novo disco
Crédito: divulgação

A cantora e compositora Juliana Calderón lançou seu primeiro álbum autoral, PRIMEIRO ATO: TECTÔNICA.

O disco, que apresenta oito faixas em português, espanhol e inglês, é tido como uma jornada de renascimento e foi produzido pelo premiado diretor musical Marco França.

Como se pode deduzir pela variedade de idiomas, o trabalho de estúdio mistura muitos ritmos e gêneros musicais, com influências latinas, balcânicas, nordestinas e do cabaré.

“As canções levam uma forte carga dramática, trazendo à tona a necessidade humana por expressividade e por criar um sentido para a própria vida,” conta a artista, também atriz.

Para celebrar seu disco de estreia, Juliana fez um show de lançamento no dia 15 de Outubro na Unibes Cultural, em São Paulo.

Pedro Palma

Pedro Palma divulga novo clipe
Crédito: divulgação

O cantor e compositor paulista Pedro Palma disponibilizou nos serviços de streaming o clipe feito para o single “Eu Quero Me Explodir”.

Composta por Pedro em parceria com Lucas Marmitt, a música foi a saída que o artista encontrou para traduzir sua dor e inconformismo pessoal.

“Eu não poderia estar mais feliz e orgulhoso desse trabalho. Sinto que encontrei minha sonoridade, minha gangue, minha individualidade. Todos nós passamos por dificuldades, e boa parte de nós também já pensou em jogar tudo pro ar e simplesmente desistir em algum momento. Tem que ter muita coragem para perceber e honrar suas emoções. Às vezes só se permitir admitir o que está sentindo já é um alívio enorme – e queria que todos que se identificarem com a minha música soubessem que não estão sozinhos,” conta Pedro, que antes fazia parte da banda Congo Blue.

Os Barbapapas

Os Barbapapas divulgam novo disco
Crédito: divulgação

O quarteto Os Barbapapas divulgou o disco Enigma, que explora novas linguagens instrumentais de maneira singular influenciado por diversas referências da América Latina e do mundo.

O grupo é formado pela baterista Bárbara Mucciollo, o percussionista Fernando Lima, Rubens da Selva na guitarra 7 cordas e Tomás Gleiser na Harpa de Taças Elétrica e baixo.

Eles, inclusive, já participaram de vários festivais nacionais e internacionais, além de outros projetos em comum, como Mustache & Os Apaches e Carolina Zingler.

MULATU

MULATU lança novo single
Crédito: divulgação

A banda MULATU liberou nas plataformas digitais o single “Coisa Linda”, que antecede o lançamento de seu primeiro EP ainda neste ano.

A faixa evoca o clima sonoro do Rio de Janeiro, explorando possibilidades musicais que transitam entre o Samba, Hip-Hop e R&B alternativo.

“Essa música é quase uma jura de amor eterno. Sobre o amor que existe enquanto pode, mas que quando acaba, se mantém eternamente vivo nas lembranças e na saudade do que se viveu. A composição passa por elementos do pop, mas principalmente do samba. A citação da música de Jair Rodrigues ‘Deixa isso pra lá’ evidencia com muita clareza a influência dos clássicos da música brasileira na composição da track,” explica o grupo.

Bel Medula

Bel Medula libera novo clipe
Crédito: reprodução

O duo gaúcho Bel Medula, formado por Isabel Nogueira e Luciano Zanatta (LucZan), deu início ao lançamento de seu novo álbum ao liberar a faixa “Samambaia”.

Este é o primeiro single do disco A Dança do Caos, que firma a parceria do projeto com o produtor João Milet Meirelles (BaianaSystem).

“Samambaia fala sobre a impermanência e a brevidade da vida, e traz o sentimento agridoce de que todas as coisas um dia acabam,” comenta Isabel.

O vídeo da canção foi dirigido por Douglas Jung e Gabriel Celestino, em processo coletivo com a dupla, que participou tanto do roteiro como da concepção do clipe.