Os 10 melhores discos de 2023 segundo a Pitchfork

A Pitchfork divulgou sua lista com os melhores discos lançados em 2023 e incluiu nomes como Fever Ray, Sufjan Stevens, Caroline Polachek e SZA.

SZA
Foto por Jacob Webster

A gente sempre te conta aqui quando sai uma nova lista sobre os melhores discos lançados ao longo do ano e, dessa vez, quem ranqueou os álbuns mais queridos pelo público e pela crítica foi a Pitchfork, que tem uma das seleções mais aguardadas todo ano.

Abrindo o Top 10 da revista, apareceu yeule, projeto musical do compositor e produtor de Singapura Nat Ćmiel, com softscars. O disco lançado em 22 de Setembro carrega uma mistura deliciosa de batidas eletrônicas com traços sonoros do Rock e do Pop.

Logo em seguida, figurou no ranking ANOHNI com o álbum My Back Was a Bridge for You to Cross. Lançado em 7 de Julho, o trabalho de estúdio aposta na pegada do funk de Marvin Gaye.

Já na oitava posição, quem surgiu foi Fever Ray, pseudônimo da musicista sueca Karin Dreijer, com Radical Romantics. O disco que saiu em 10 de Março é nitidamente inspirado no trabalho de artistas da cena alternativa mais conceitual como Björk e Bat for Lashes, projeto da artista inglesa Natasha Khan.

Amaarae, Caroline Polachek e SZA marcam presença em Top 10

Na sequência, a Pitchfork incluiu Amaarae com o álbum Fountain Baby, segundo trabalho na carreira da cantora ganense-americana lançado em 9 de Junho, e Sufjan Stevens com Javelin, que chegou em 6 de Outubro.

O Top 5 da Pitchfork foi aberto por Nourished by Time, projeto do cantor, compositor e produtor americano Marcus Brown, com Erotic Probiotic 2, seguido pela banda Wednesday, que estreou o poderoso álbum Rat Saw God em 7 de Abril.

Nas primeiras colocações da lista, apareceram billy woodsKenny Segal com Maps, Caroline Polachek com Desire, I Want to Turn Into You, e SZA com SOS, que ficou de fora da lista de 2022 por ter sido lançado em Dezembro, após a publicação do ano passado.

Você pode conferir a lista da Pitchfork na íntegra com os 50 melhores discos de 2023 aqui e escutar os dez primeiros nomes da seleção logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Os 10 melhores discos de 2023 segundo a Rolling Stone dos EUA

Os 10 melhores discos de 2023 segundo a Pitchfork

10. yeule – softscars

9. ANOHNI – My Back Was a Bridge for You to Cross

8. Fever Ray – Radical Romantics

7. Amaarae – Fountain Baby

6. Sufjan Stevens – Javelin

5. Nourished by Time – Erotic Probiotic 2

4. Wednesday – Rat Saw God

3. billy woods & Kenny Segal – Maps

2. Caroline Polachek – Desire, I Want to Turn Into You

1. SZA – SOS